Prevenção

PREVENÇÃO

Saúde amplia público alvo para recebimento de repelentes

Novos grupos prioritários passam a ter direito ao produto

Publicado em: 18/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Saúde amplia público alvo para recebimento de repelentes

Central de Assistência Farmacêutica reúne coordenações para discutir logística de distribuição de repelentes (Foto: Assessoria)

Por determinação do Ministério da Saúde, MS, a Prefeitura de Imperatriz amplia o público-alvo para a retirada de repelentes. A decisão foi anunciada pela Unidade Gestora da Regional de Saúde por meio da circular Nº08/2018 na primeira quinzena de março. A partir de agora, além das gestantes cadastradas no programa Bolsa Família, pessoas em situação de vulnerabilidade também podem solicitar o produto.

Estão inclusas no novo grupo de beneficiados, gestantes acompanhadas pelo SUS, independente do vínculo com o Bolsa Família; população em área endêmica de doenças como a febre amarela, dengue, chikungunya e zika; pessoas com contraindicação à imunização contra febre amarela; Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias expostos às condições de risco.

Segundo a logística adotada pela Secretaria Municipal, os repelentes serão distribuídos na Central de Assistência Farmacêutica, CAF, nos Três Poderes e nas Unidades Básicas de Saúde. “O MS recomenda o uso de repelentes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, em especial às gestantes, pela associação do vírus Zika com a microcefalia em bebês” – informou o secretário de Saúde Alair Firmiano.

A coordenadora da CAF, Bruna Castro, explica que inicialmente o produto era destinado apenas às beneficiárias do Programa Bolsa Família, e era entregue por meio dos Centros de Referência em Assistência Social, CRAS. “Nós estávamos fazendo a entrega durante as oficinas de uso racional de medicamento, onde orientávamos as gestantes sobre uso de medicação em geral e falávamos da importância do repelente” – afirmou.

Segundo Bruna, as oficinas continuarão sendo realizadas, no entanto, haverá novos pontos de distribuição. A retirada gratuita do repelente pode ser feita mediante apresentação de cartão SUS e comprovante de residência. Para se manter imune, a pessoa deve aplicar o produto diariamente nas áreas expostas do corpo, devendo observar o tempo de reaplicação de 10 horas.

Prevenção