Prevenção

CONSCIENTIZAÇÃO

Cras sedia palestra de prevenção ao suicídio

Encontro faz parte da programação do Setembro Amarelo

Publicado em: 25/09/2018 por Hidalgo Nava

Secretaria de Desenvolvimento Social

Cras sedia palestra de prevenção ao suicídio

Palestra ministrada pela Terapeuta Ocupacional Claudete Reis (Foto: Edmara Silva)

Como parte da programação do Setembro Amarelo, foi realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, nesta terça-feira, 25, palestra com foco na conscientização e prevenção ao suicídio. Encontro foi realizado na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no Bairro Vila Cafeteira.

Para alertar as famílias sobre os riscos do suicídio, equipe de profissionais informaram ao público sobre alguns sintomas que caracterizam a depressão e o tratamento. De acordo com a coordenadora do Cras Cafeteira, Wânia Soares, esse tipo de trabalho auxilia como reconhecer quando uma pessoa está com a doença. “Às vezes essas coisas acontecem dentro da própria casa, a gente fica preocupada com outras coisas, e não damos a atenção necessária. Ficamos sem perceber que nosso familiar está se isolando, passando muito tempo trancado em casa, com uma tristeza profunda, e nós não sabemos identificar”, relatou.

A terapeuta ocupacional do CAPS AD3, Claudete Reis, que ministrou a palestra, frisou a importância dos familiares em relação à prevenção e de como perceber alguns sinais. "Essa palestra consiste exatamente na prevenção, nós passamos para público alguns sinais de uma pessoa com depressão, porém, eles devem ficar em alerta e, colocar em prática, buscando ajuda profissional assim que perceberem algum sintoma”, explicou.

A dona de casa Kelly Araújo destacou sobre a experiência que teve ao assistir a palestra. “É muito importante a gente receber essas orientações, já que muitas vezes as pessoas não dão o devido reconhecimento, por não saber do que se trata, e, o pior acaba acontecendo”, enfatizou.

Na busca por ajuda, Imperatriz dispõe dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o CAPS III (transtorno mental), CAPS ADIII (álcool e drogas) que ficam no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera e CAPSIJ (infantojuvenil), na Rua Dr. Itamar Guará, 403, 489 Bairro Três Poderes.

Prevenção