Prevenção

ORIENTAÇÃO

Cras Santa Lúcia aborda uso racional de medicamentos

Idosos, grávidas e mães são beneficiadas com oficinas de saúde

Publicado em: 20/03/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Cras Santa Lúcia aborda uso racional de medicamentos

Discussões melhoram hábitos de consumo dos medicamentos (Foto: Patrícia Araújo)

Cras Santa Lúcia, no Recanto Universitário, recebeu nesta terça-feira, 20, oficina sobre uso racional de medicamentos. Realizada pela Central de Assistência Farmacêutica do Município, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, discussão melhora hábitos de consumo da população. Essa semana, o tema já foi abordado nas unidades do Cras Bacuri, Bom Jesus e Santa Lúcia e nesta quarta feira, 21, chegará ao Santa Rita. “São discussões periódicas para conscientizar a necessidade de tomar os medicamentos da forma correta, evitando intoxicações, melhorando o tratamento e a qualidade de vida” – explica a farmacêutica e coordenadora da CAF, Bruna Castro, que ministra as oficinas.

O bate papo com a comunidade é centralizado no horário da administração, armazenamento e descarte correto de medicamentos.  Além disso, são repassadas informações sobre causas e tratamento da diabetes e da hipertensão, bem como os procedimentos para entrega dos remédios disponíveis na rede pública de saúde.  

“Isso aqui nos ajuda a tirar as dúvidas e esclarecer muitas questões.Eu sou hipertenso e tenho problema no coração; minha esposa é diabética e tem problema crônico no quadril, tomamos muitos remédios e agora recebemos orientações que nos auxiliaram nos cuidados no dia a dia”, afirmou o aposentado Jodeon Bahia.

O morador do Recanto Universitário participou do encontro, acompanhado da sua esposa, e relatou ainda que ficou surpreso ao saber que existem pontos para coleta de medicamento vencido em Imperatriz. “Eu não sabia que tem um lugar certo para gente deixar os remédios vencidos eu só jogava no lixo, mas agora não vou mais fazer isso ” - revelou.

Segundo a coordenação da Central de Assistência Farmacêutica, foram implantados diversos pontos de descarte de medicamentos na cidade, sendo que cada morador deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde de referência do seu bairro.

Prevenção