Projetos

ACOLHIMENTO

UBS Parque do Buriti ganha um cantinho da leitura

Espaço otimiza tempo de espera por atendimento

Publicado em: 19/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

UBS Parque do Buriti ganha um cantinho da leitura

A recepção da unidade ganhou nova vida com a instalação do ambiente que conta com brinquedos e livros. (Foto: Edmara Silva)

“Proporcionar um ambiente mais agradável não só para as crianças, mas também para os pais, enquanto aguardam agendamento de exames, consultas ou vacinação”, esse é o motivo para a criação do “cantinho da leitura” segundo a idealizadora do projeto, Josilene Maciel, coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Parque do Buruti.

A recepção da UBS ganhou nova vida desde o início de abril, com a instalação do ambiente que conta com brinquedos e livros. O espaço destinado às crianças, colore o lugar e atrai os usuários da unidade. “A gente pode ler uma historinha para ele, o menino não fica abusando, achando que tá demorando, e isso diminui a ansiedade dele. A gente até interage melhor com nossos filhos aqui ao invés de ficar no celular”, pontuou ao sorrir, a dona de casa Viviane Lemes, que foi ao posto vacinar Gustavo, seu filho de um ano e meio.

“Nós montamos com doações, e aqui eles dispõem, por exemplo, de livros de literatura em geral, adultos e infantis, e informativos do Ministério da Saúde. Enquanto aguardam, não ficam ociosos, e obtêm informação” –  conta a coordenadora, ao ressaltar que seu anseio é que todas as UBS´s também possam aderir à iniciativa.

Josilene relata que as atividades lúdicas e a leitura melhoraram o comportamento dos usuários. “Geralmente eles chegam agitados, ansiosos e quando vêem o espaço, se acalmam. Uns brincam, outros leem ou ouvem histórias” – afirmou.

Projetos