Projetos

PROJETO

"Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" realiza palestra sobre prevenção às drogas

Ação visa conscientizar pais e alunos para importância do enfrentamento

Publicado em: 24/09/2018 por Hidalgo Nava

Fundação Cultural de Imperatriz

"Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" realiza palestra sobre prevenção às drogas

Dr. José Ribeiro, ministra palestra de prevenção às drogas na Escola Mutirão no Bairro Santa Inês (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio de sua Fundação Cultural, realizou na sexta-feira, 21, mais uma etapa do projeto “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas”. Evento foi realizado na Escola Municipal Mutirão, Bairro Santa Inês e, como parte da programação, realizada palestra sobre prevenção ao uso de drogas, pelo delegado de Polícia Civil Dr. José Ribeiro, que representou o prefeito Assis Ramos.

Dentre as diversas linguagens culturais, foram abordadas a música, poesia, dança, circo e artes visuais. De acordo com dr. Ribeiro, objetivo principal é a prevenção, com diálogo voltado para crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos. “É muito importante, pois, tem um proveito muito bom, já que trazemos conhecimentos diferentes para novas pessoas e isso oportuniza um diálogo entre os alunos e, assim o trabalho preventivo vai sendo passado adiante”, acrescentou. Ele ressalta que a participação de pais e professores é fundamental.

Para o coordenador do projeto, Osório Neto, diferentemente das ações artísticas, quando o assunto está relacionado à prevenção e disciplina, a abordagem tem que ser diferenciada por se tratar de um tema muito complexo e, em muitos casos os jovens, tem pouca ou nenhuma orientação em casa. “Sabemos que a droga não é inimiga apenas de quem consome, mas, sim, de todas as pessoas que convivem com o usuário, então, essa ação visa facilitar o diálogo de prevenção. Por isso, é feita por pessoas competentes como o prefeito Assis Ramos e, no caso hoje, o dr. Ribeiro”, explicou.

Maria Edna Santos, diretora da Escola, enfatizou a importância desse tipo trabalho. Segundo ela, além da sala de aula tudo que possa alertar e conscientizar crianças e jovens sobre o perigo das drogas é sempre válido. “Primeiramente é um prazer receber essa atividade, pois é enriquecedora e a gente aprende muito", relatou.

A dona de casa Gláucia Andrea Alves, que assistiu a palestra ao lado da filha Gisele, de 10 anos, falou das dificuldades encontradas no dia a dia para orientar as crianças, devido às más influências. “Eu, como mãe, tento explicar os perigos, porém, existe muita gente mal-intencionada que se aproveita pelo fato de ser uma criança e se aproxima para convencê-la a fazer coisas erradas. Uma palestra como essa, nos ensina a saber como conversar com nossos filhos de uma maneira mais natural”, destacou.

O aluno Ryan Nascimento de 11 anos, que cursa o sexto ano, disse que nunca tinha assistido algo sobre prevenção, mas, no evento aprendeu muito. Principalmente como se comportar caso seja abordado por alguém lhe oferecendo qualquer tipo de droga. “Se alguma pessoa chegar querendo que eu use, ou então pedir para entregar para alguém, devo dizer que não, pois, aquilo só destrói a vida”, enfatizou.

Projetos