qualificação

ORIENTAÇÕES

Palestras debatem Promoção em Saúde Mental

Encontros abordam sobre luta antimanicomial e reforma psiquiátrica

Publicado em: 22/05/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Palestras debatem Promoção em Saúde Mental

Encontro discute os Serviços da Rede de Saúde Mental do Município e a Reforma Psiquiátrica (Foto: Assessoria)

Em alusão ao mês da Luta Antimanicomial, Rede de Saúde Mental realiza uma série de atividades, incluindo palestras e rodas de conversa, em parceria com as instituições de ensino técnico. Na última sexta-feira, 18, a escola Técnica Nova Dinâmica foi contemplada. No encontro, equipe destacou sobre o funcionamento dos Serviços da Rede de Saúde Mental do Município, Reforma Psiquiátrica, com orientações sobre os cuidados em saúde mental.

O próximo estabelecimento a receber os profissionais da saúde é a Escola EQTEI, na noite desta terça-feira, 22. “Além dessas palestras, onde trabalhamos a promoção da saúde mental, por meio da informação, durante todo o mês estamos realizando roda de conversas com servidores, usuários e familiares. Isso para explicar a necessidade da reforma psiquiatra, bem como as vantagens do tratamento pelas redes, com a participação familiar” – ressaltou a coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, Maria Aparecida.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/05/22/whatsapp-image-2018-05-21-at-081950.jpeg

Para a estudante Ana Carolina Alves, o assunto deve ser cada vez mais debatido. “Todo mundo tendo o conhecimento de como funciona, vai deixar de achar que o paciente psiquiátrico não pode ser inserido no convívio social. E, também, a partir dessas palestras entendemos melhor como lidar com esse público” - ressaltou.

Thaís Rayane de Sousa concorda e vê o debate como uma necessidade. “ A gente fica meio alheio às doenças mentais. Esses encontros ampliam nossa visão, e tendo conhecimento pautado na visão do profissional dessa área, que lida com diversos casos, ajuda a melhorar nosso entendimento, e nos proporciona um novo olhar sobre a saúde mental” - afirmou.

De acordo com Maria Aparecida, o momento é de reflexão sobre a luta antimanicomial e, por isso, novos encontros e palestras acontecerão até 31 de maio.

qualificação