regularização fundiária

HABITAÇÃO

Secretaria de Regularização Fundiária realiza mutirão no bairro Jardim Viana

O atendimento será realizado até segunda-feira, 03, das 8h às 14h, na Igreja Canaã Celeste

Publicado em: 30/01/2020 por Islene Lima

Secretaria de Regularização Fundiária

Secretaria de Regularização Fundiária  realiza mutirão no  bairro Jardim Viana

A Serf tem por finalidade conduzir o processo de legislação permanente de moradores de áreas urbanas, irregularmente ocupadas para fins de moradia (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária, Serf, iniciou nesta quinta-feira, 30, mutirão para regularizar os imóveis do bairro Jardim Viana contemplando Vila Lobão, Vila Redenção e adjacentes. Atendimento da equipe é realizado na Igreja Canaã Celeste, na Rua São José com a Frei Dário, e o atendimento segue até segunda-feira, 03,das 8h às 14h.

O secretário Alcemir Costa explica que o mutirão já faz parte da gestão Assis Ramos, e esse é o primeiro de um cronograma de mutirões que serão realizados no decorrer de todo o ano de 2020, em diversos bairros da cidade. “Nós estamos com uma equipe de trabalho para regularizar esses imóveis, a fim de garantir aos moradores uma titulação, para que os donos dos imóveis tenham uma segurança, além dos benefícios que a regularização permite”.

Para Maria da Guia, moradora há 40 anos do bairro Vila Lobão, a ação é muito importante, pois muitos dos moradores ainda não tem a documentação que comprove de fato a legitimação do imóvel. “Eu sou moradora antiga aqui, nunca me importei com essas coisas de título, mas agora com a equipe no meu bairro fui tirar algumas dúvidas, e vi que é necessária essa comprovação, até mesmo por segurança”, explica.

Alcemir ainda ressalta que o mutirão é uma determinação do Assis Ramos. "Infelizmente mesmo com toda mobilização, ainda são altos os índices de irregularidade fundiária, por isso, estamos trabalhando, indo em cada bairro para facilitar e orientar a comunidade sobre a importância de estar com a documentação regular".   

Vale lembrar que o processo de regularização fundiária tem um caráter social importantíssimo. Quando concluído, o imóvel é incorporado à cidade formal. " A partir do momento que o proprietário registra em cartório o título de propriedade em seu nome, ele será reconhecido formalmente como dono, podendo vender a casa, passar de herança para seus filhos ou até usar como garantia  para conseguir créditos e financiamentos. Sem falar que terá um endereço reconhecido pela Prefeitura. Dessa forma, o poder público pode planejar ações que tragam melhorias como transporte, educação e segurança", afirma o secretário. 

 

 

 

regularização fundiária