Restaurante Popular

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura celebra o dia do Nutricionista no Restaurante Popular

A população está convidada a participar das atividades em alusão à data

Publicado em: 26/08/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura celebra o dia do Nutricionista no Restaurante Popular

Conscientizar as pessoas acerca de uma alimentação saudável e reaproveitamento alimentar são os focos do evento. (Foto: Patrícia Araújo)

No dia 31 de agosto é celebrado o dia do nutricionista. Esta data foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, ABN, fundada em 31 de agosto de 1949. Depois, a ABN deu lugar à Federação Brasileira de Nutricionista e, posteriormente, à Associação Brasileira de Nutrição, Asbran. E ante à importância deste profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, celebra a data na próxima sexta-feira, 30, com um cardápio especial no Restaurante Popular e mais testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis, aferição de pressão, avaliação nutricional e barraca de frutas, a partir das 11h30mim.

Para a secretária da Sedes, Janaína Ramos, “esta data é relevante e não poderia passar em branco. Eu, que sou nutricionista, sei da importância da alimentação saudável na vida das pessoas e o quanto esta é decisiva na saúde do indivíduo. Portanto, a data busca também trazer à mente da população, qual o papel deste profissional da área da saúde e porquê devemos dar atenção especial ao que consumimos. Nós, da gestão Assis Ramos, mais especificamente na Sedes, lidamos todos os dias com questões alimentares, quer seja no Banco de Alimentos ou no Restaurante Popular, e até mesmo nos Cras. A luta para garantir o alimento adequado aos nossos usuários é diária”, enfatizou a secretária.

A superintendente de Segurança Alimentar da Sedes, Therlly Ferreira, explica que a programação tem o objetivo de “mostrar a importância deste profissional atuante na área da saúde. Nós, nutricionistas não só elaboramos cardápios, mas promovemos saúde à população. E para comemorar este dia, programamos estas atividades para dar orientações, mostrar nossos serviços e oferecê-los”, pontuou Therlly.

Ela informou ainda que, o evento é aberto ao público. As informações e serviços serão oferecidos por acadêmicos do curso de Nutrição da Unisulma e os testes rápidos, ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, todos gratuitos. Abordagem sobre o aproveitamento integral de alimentos e uma degustação também fazem parte das atividades comemorativas.

Comemoração na Casa do Idoso Feliz

A Casa do Idoso Feliz, programa mantido pela Sedes, também celebra a data na próxima sexta-feira, 30. A partir das 8h, os usuários da Casa participam de uma oficina de sucos funcionais. O minicurso será ministrado pelas nutricionistas Iolanda Sousa e Maria Divina Duarte. Ao final, os participantes poderão degustar os sucos, e um lanche com frutas diversificadas, oferecidas pelo Banco de Alimentos, programa também da Sedes. A Casa fica localizada à Rua Rui Barbosa, 208, em frente à Prefeitura de Imperatriz, e o Restaurante Popular funciona na Rua Simplício Moreira, 813, ambos no Centro da cidade.

Restaurante Popular