Notícias

CUIDADOS

Roda de conversa orienta familiares sobre alimentação de pacientes internados com Covid-19

Objetivo é informar familiares sobre riscos de refeições não elaboradas pelo setor de nutrição do hospital e reforçar o vínculo entre equipe, família e pacientes.

Publicado em: 25/05/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Roda de conversa orienta familiares sobre alimentação de pacientes internados com Covid-19

A restrição são orientações de melhorias de cuidados do hospital. (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da coordenação do Hospital Municipal de Campanha realiza rodas de conversa, para orientação de familiares internados com a Covid-19. Momentos acontecem diariamente, às 16h, na área externa do hospital, com objetivo de reforçar o vínculo entre equipe, família e pacientes.

As dúvidas sobre alimentação dos internados no hospital foi uma das abordagens realizadas nessa sexta-feira, 22 de maio, pela médica infectologista do hospital, Bianca Ferreira, que evidenciou alguns problemas que podem ser gerados pela prática errada. Alimentos que não fazem parte do acompanhamento nutricional do hospital podem contaminar outros pacientes, a exemplo a salmonela que pode se disseminar, por meio do vaso sanitário, frequentado em comum, através das mãos das pessoas.

Bianca enfatiza que, “desde a abertura do hospital explicamos aos familiares que não poderiam levar comida aos pacientes e que essa conduta é uma questão de cuidado, pois os familiares ficam preocupados com os parentes que estão internados, principalmente sobre a questão da alimentação. É preciso entender os riscos de contaminação, pois o acúmulo de material pode favorecer insetos e gerar outros problemas”.

As refeições são elaboradas pelo setor de nutrição do hospital, onde os pacientes recebem uma alimentação balanceada, levando em consideração o estado de saúde e outras doenças apresentadas. Para o coordenador administrativo assistencial do hospital, Robson Mariano, “as rodas são uma opção de comunicação entre os familiares, que sempre chegam com muitas dúvidas e anseios. Desde a implantação da unidade, fazemos esse direcionamento, que são orientações de melhorias de cuidado, dentre as dúvidas a mais recorrente está relacionada sobre a pós-alta, onde reforçamos o isolamento, uso de máscara e higienização ”.

O Hospital Municipal de Campanha oferta 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI, equipados com respiradores, aparelhos de gasometria, raio X portátil, dentre outros, com instalação de rede de oxigênio para os leitos de UTI e fornecimento de balões de oxigênio para os leitos de enfermaria. A unidade oferta ainda serviços de especialidades médicas  para atendimento dos pacientes, hemodiálise, exames laboratoriais, alimentação com acompanhamento de nutricionistas, enxoval hospitalar, medicamentos e todos os insumos necessários para tratamento adequado dos pacientes. Sobre a higienização há uma lavanderia específica para o hospital, coleta, transporte e disposição final do lixo hospitalar, serviço de limpeza e desinfecção.

Notícias