SAMU

SAÚDE

Levantamento mostra aumento no atendimento do SAMU Regional de Imperatriz

O número de mortes em acidentes de trânsito também caiu em 2018 em comparação com o ano anterior

Publicado em: 14/02/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Levantamento mostra aumento no atendimento do SAMU Regional de Imperatriz

74% das vítimas de acidentes de trânsito são da faixa etária de 11 anos a 40 anos. Sendo que 62% são adulto/jovem masculino. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Estruturação em andamento do SAMU Regional Imperatriz pela gestão municipal levou o órgão a melhorar e ampliar os atendimentos à população no ano de 2018. Foram atendidas 2.513 ocorrências de acidentes de trânsito em Imperatriz no ano passado, o que representa aumento de 7,25% de ocorrências em comparação com o ano de 2017.

Embora tenha sido registrado aumento de 9,47% número de vítimas de acidentes, o que corresponde 3.049, em 2018 houve redução 5,88% do número de mortes em acidentes de trânsito em comparação com o ano anterior.

Os dados integram o relatório anual de trabalho do SAMU Regional e dão base para as ações do próprio órgão e de secretarias municipais, entre outros. No documento consta, por exemplo, os pontos onde aconteceram acidentes com maior frequência e quais os veículos que mais se envolveram nas ocorrências.

As motocicletas lideram o ranking, quando o assunto é acidente de trânsito. Dos 2.513 casos de 2018, 89% envolveram motocicletas. As colisões foram entre motos, motos com carros ou com anteparos nas margens das vias e animais.

Mesmo com a sinalização eletrônica e faixas de pedestres, a rodovia avenida Pedro Neiva de Santana no perímetro urbano, encerra o ano de 2018 com um aumento do número de ocorrências de acidentes registradas pelo SAMU. Foram 55 casos no ano de 2018 contra 40 do ano anterior, o que significa aumento de 37,5%.

“Com relação aos acidentes na rodovia Pedro Neiva de Santana, desde a implantação da sinalização, das câmeras de segurança, faixas de pedestres, nós tivemos uma queda substancial ano após ano, mês após mês, mas fechamos 2018 com um leve aumento em comparado com a quantidade absoluta. Foram 40 acidentes em 2017 e 55 em 2018”, destacou o Coordenador Geral do SAMU Regional de Imperatriz, Dr. Alexsandro Freitas. Ele ressaltou que a sinalização serve para ajudar os pedestres e condutores da Pedro Neiva de Santana, mas nos trechos fora das câmeras de segurança e sinalização os motoristas voltam a pisar no acelerador.

O repasses dos dados

Com dados atualizados sobre acidentes, o SAMU Regional Imperatriz mantém parceria com secretarias e instituições em geral para os quais repassa informações que servem para planejamento de ações para melhoria da cidade. 

As estatísticas são fornecidas para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, avaliar e planejar a sinalização da cidade, como por exemplo, onde deve instalar sinalização vertical, horizontal, semafórica, para a Secretaria Municipal de Infraestrutura avaliar se nos locais de acidentes há problemas na malha viária para recuperação e para a Secretaria Municipal de Planejamento pensar ações de melhorias.

Confira a ordem de acidentes por local

Total de acidentes em 2018: 2.513

Total de vítimas: 3.049

Óbitos: 16

Acidentes com motos: 89%

Acidentes com pessoas da faixa etária de 11 a 40 anos: 74%

Vítimas de acidente do sexo masculino: 62%

Acidentes no período da tarde: 38%

Acidentes no fim de semana: 35%

Locais mais comuns

Centro: 409 acidentes

BR-010: 275 acidentes

Bacuri: 215 acidentes

Nova Imperatriz: 197 acidentes

Santa Rita: 131 acidentes.

SAMU