Saúde Mental

SETEMBRO AMARELO

Mês de prevenção ao suicídio inicia programação em Imperatriz

Campanha tem como objetivo reforçar a importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio

Publicado em: 01/09/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Mês de prevenção ao suicídio inicia programação em Imperatriz

Várias ações estão programadas para intensificar divulgação da campanha em Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

“Agir salva vidas”. Com o tema da campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Prefeitura de Imperatriz deu início às atividades nesta quarta-feira (01), na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A solenidade contou com a presença de autoridades locais, além mostrar toda a programação a ser realizada nos próximos dias.

A abertura, que este ano foi voltada principalmente para os servidores municipais, chamou atenção para os trabalhos realizados pela Rede de Saúde Mental de Imperatriz. Foram destacadas desde as melhorias na infraestrutura Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), até o atendimento ao público e multiprofissional que a rede possui.  

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, enfatizou os esforços da gestão municipal em manter os serviços sempre funcionando, e pediu para que todas as pessoas presentes também contribuam com o trabalho de prevenção. “O grande objetivo dessa campanha, é de que todos nós sejamos vetores dessa prevenção. Para que possamos repassar para as pessoas que existem os serviços. E que todo mundo pode procurar”, comenta.

“Fico feliz de iniciar os trabalhos na Semus já com o início do Setembro Amarelo, uma campanha muito importante. No mundo contemporâneo que vivemos, a ansiedade e depressão estão presentes na vida de muita gente. E infelizmente chegam ao suicídio. É nossa responsabilidade fazer uma saúde mais inclusiva na nossa cidade”, disse o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

As ações serão intensificadas ao longo do mês. Uma série de palestras com a Rede Municipal de Educação, servidores da Atenção Básica, principalmente os que trabalham nos postos de saúde, escolas e empresas devem receber a equipe da Saúde Mental. Entre as orientações, constam indicações de onde procurar cada serviço, e como o CAPS funciona.

Coordenadora da Rede, Kátia Carvalho, explica que o CAPS possui atendimento de portas abertas a todos que precisem do serviço. “Temos profissionais para atender todas as pessoas que necessitem, desde psicólogo, psiquiatra, psicopedagogos, enfermeiros e médicos, por exemplo”.

Saúde Mental