Notícias

SAUDE

Saúde Municipal tem várias obras de reforma em andamento em Imperatriz

Todas as obras estão dentro do cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Publicado em: 12/08/2019 por João Rodrigues

Saúde Municipal tem várias obras de reforma em andamento em Imperatriz

Fachada do Hospital Municipal de Imperatriz passa por reforma. (Foto: IMADRONEBR)

Apesar das dificuldades financeiras que consequentemente travam o investimento em Saúde em todo país, várias obras estão em andamento pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Secretaria de Saúde. Ao todo, sete obras estão em andamento, seis delas são reformas e ampliações estratégicas em unidades de saúde. Uma delas, a maior, é a reforma e modernização do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII, atingindo por um incêndio no sábado de carnaval deste ano.

Dentre as sete obras, a mais adiantada é da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Santa Rita. O prédio ganha pintura, reforma das instalações elétrica e hidrossanitárias; manutenção do telhado; ampliação da recepção; construção da lixeira e revestimento cerâmico. “Nossa expectativa é entregar esta obra ainda em setembro”, revelou o engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde, Dionatas Alves de Oliveira.

Considerada a maior e mais complexa, a reforma do Hospital Infantil, está dentro do cronograma apresentado no lançamento da obra. Atualmente, os operários fazem a parte de acabamento com pinturas, instalação de portas, louças de banheiros entre outros. O prazo do contrato é de seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço realizada em abril.

Completam a lista as seguintes obras: reforma do prédio para instalações da Vigilância Sanitária; reforma e ampliação do Centro de Saúde Três Poderes; reforma da fachada do Hospital Municipal de Imperatriz; reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Imperatriz e a execução de novas instalações elétricas para aparelhos no HMI. A obra de reforma do Centro Cirúrgico inclui instalações elétricas, bancadas e pinturas.

Toda semana, o secretário de Saúde, Alair Firmiano e o prefeito Assis Ramos fazem visitas às obras para acompanhamento do trabalho. Assis esteve na manhã desta segunda-feira,12, no HMI onde acompanhou o trabalho de reforma do Centro Cirúrgico composto por sete salas, das quais quatro já receberam melhorias, fachada e HMII. "No caso do Centro Cirúrgico, há um detalhe interessante: trata-se de um local que não pode parar de funcionar, então as obras ocorrem conforme o fluxo de atendimentos", acrescentou Alair Firmiano, secretário de Saúde. 

A lista com a situação de cada obra consta num relatório de trabalho divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a pedido pessoal do prefeito Assis Ramos.

Cronograma de reforma

Reforma do prédio para instalações da Vigilância Sanitária: A gestão irá economizar em aluguel pois o prédio reformado é do município, que fica na Rua Luís Domingues, esquina com Simplício Moreira, Centro. 

Reforma e ampliação do Centro de Saúde Três Poderes:  A reforma e ampliação inclui novas instalações elétricas, reforma do telhado, adequações de ambientes, piso cerâmico, construção de novas recepções, construção para o funcionamento dos serviços de oncologia, construção para o funcionamento dos serviços do Tratamento Fora do Domicílio, TFD, reforma nas instalações hidrosanitárias; pintura e climatização. 

Reforma da fachada do Hospital Municipal de Imperatriz:  A frente de serviço realiza ações de remoção das caixas antigas de ar condicionado, o que evita a presença de pombos, recuperação do reboco, dreno para centrais de ar, emassamento com massa acrílica, pintura e adequação do acesso para as ambulâncias.

Reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Imperatriz: Instalações elétricas; bancadas e pintura.

Execução de novas instalações elétricas para aparelhos no HMI:  Uma subestação; instalações para centrais de ar e instalações para lavanderia.

Reforma e Ampliação da Unidade Básica de Saúde Santa Rita: Pintura, reforma das instalações elétricas e hidrossanitárias, manutenção do telhado, ampliação da recepção, construção da lixeira e revestimento cerâmico. 

Reforma do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz: Reforma geral do prédio.

Notícias