Saúde

REUNIÃO

16º Conferência Municipal de Saúde é realizada em Imperatriz

Na pauta, o fortalecimento do controle social no SUS e a eleição dos novos conselheiros

Publicado em: 18/09/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

16º Conferência Municipal de Saúde é realizada em Imperatriz

Evento ocorreu na Universidade Aberta do Brasil, UAB. (Foto: Maira Soares)

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e o Conselho Municipal de Saúde realizam 16º Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz. Evento ocorreu na Universidade Aberta do Brasil, UAB, com objetivo de discutir o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde, SUS, bem como a eleição dos novos conselheiros para o biênio 2020 a 2022.  

A mesa foi composta pela secretária de Saúde, Mariana Jales, o promotor Thiago Oliveira, a presidente do conselho, Ana Claudia e a presidente da comissão organizadora, Acileia Santos.  Em sua fala, Mariana Jales apresentou o diagnóstico da saúde local e enfatizou o atual cenário das ações na pandemia. Já o promotor, destacou a importância da participação ativa dos conselhos e, na sequência, foi lido e aprovado o regimento interno da conferência.

Como palestrante, a secretaria adjunta de Saúde no município, Doralina Almeida, abordou temática sobre o papel do conselho municipal e discorreu sobre a importância do evento. “A conferencia é importante para fortalecer a participação popular em comprimento da Lei 8142/90. Esse é um espaço para discutir políticas públicas de saúde, dando conhecimento sobre o papel do conselheiro inserido no contexto local”.

A conferência seguiu os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e decreto da Prefeitura para evitar o contágio da Covid-19.

Saúde