Saúde

24 DE MARÇO

Dia mundial de combate à tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2020 foram diagnosticados 66.819 novos casos da doença no Brasil

Publicado em: 24/03/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Dia mundial de combate à tuberculose

O risco de adquirir a doença é definido pelo grau de aproximação de pessoas infectadas (Foto: Divulgação)

A tuberculose é uma doença infecciosa que segundo dados do Ministério da Saúde, só no ano passado cerca de 66.819 novos casos foram diagnosticados no Brasil. Diante disso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, reafirma o compromisso de proteger população, realizando ações permanentes de combate e acompanhamento dos pacientes.

A coordenadora do programa de tuberculose de Imperatriz, Menildes Paixão Ribeiro, explica que este assunto merece especial atenção dos profissionais da saúde, principalmente no que diz respeito ao controle da doença.

“O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, PMCT, não parou em nenhum momento. Durante a pandemia tivemos sim que reinventar, reorganizar, rever todas as ações voltadas ao combate da doença. Isso não foi obstáculo para que os pacientes assistidos pelo município alcançassem pelo menos 85% de cura, que é a meta sugerida pelo Ministério da Saúde, que felizmente foi superada pelo programa”, esclarece Menilde.  

A secretária Mariana Jales chama atenção também com relação às pessoas com tuberculose estarem mais suscetíveis ao adoecimento por Covid – 19, isso devido ao comprometimento nas defesas imunológicas.

“Um dos sintomas da tuberculose é exatamente nos pulmões e a Covid afeta principalmente o órgão. Por isso é importante o cuidado e a prevenção de forma redobrada nesses casos. Em Imperatriz em 2019 foram notificados 112 casos. Já em 2020 foram 86 casos e agora em 2021 já totalizamos 19 que estão sendo acompanhados através das Unidades Básicas de Saúde, UBS, até a data de hoje. O amparo e apoio antes, durante e depois, desde o início do tratamento que dura em média seis meses, é realizado pelo município independente do cenário atual”, aponta Mariana.

Em Imperatriz atualmente 56 pacientes são acompanhados com diagnóstico de tuberculose. 

 

Sintomas da doença

Falta de apetite

Cansaço excessivo e prostração

Tosse seca ou com secreção por vários dias interruptos

Tosse com expectoração 

Suores noturnos

Febre vespertina

Emagrecimento 

Saúde