Saúde

PREVENÇÃO

"Novembro Azul" atende quatro mil homens na Unidade Móvel

Ônibus da saúde percorreu 11 bairros, levando exames de PSA e consulta com urologista

Publicado em: 05/12/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

"Novembro Azul" atende quatro mil homens na Unidade Móvel

Atendimento acontece durante todo ano e é reforçado em meses de campanha (Foto: Assessoria)

A Unidade Móvel Oncológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, divulgou balanço da campanha “Novembro Azul” 2017. Após passar pelo Centro, Bom Jesus, Vila Fiquene, Nova Imperatriz, Santa Rita, Vila Nova, Parque do Buriti, Vilinha, Bacuri, Vila Ayrton Sena e Parque Anhanguera, equipe atendeu aproximadamente quatro mil homens.

“Destes, 45 tiveram diagnóstico suspeito de câncer de próstata e aguardam resultado de biópsia, e seis casos de câncer de pênis confirmado” - informou a coordenadora do Programa, Vilenice Batista. Ela ressalta que o trabalho do ônibus é combate e prevenção da doença, “por isso as atividades são reforçadas nos meses de campanha, mas os atendimentos acontecem durante todo o ano!”.

O morador da Vila Brasil, José Wilson Cardoso, foi um dos beneficiados no Parque Anhanguera e relata que é preciso de atenção e cuidados contínuos. “Tenho 45 anos, essa é a primeira vez que estou fazendo o exame, um amigo me indicou e resolvi vir, porque é importante fazer para preservar a saúde” – afirmou o gari.  

Já o aposentado Pedro Araújo, faz o exame periodicamente, e utilizou a Unidade Móvel para repetir o PSA. “Eu faço todos os anos. Aproveitei para fazer agora aqui no bairro, perto da minha casa" .

Em dezembro, o ônibus vai atender na zona rural, no povoado Centro Novo, na entrada do Posto de Saúde, e dia 15, realizará ação social no Bairro Nova Imperatriz, em frente à Sinfra.


Serviços oferecidos - Na Unidade Móvel Oncológica são oferecidos, gratuitamente, exame de PSA, cadastro para exame de mamografia, exame de pele, e exame de Papanicolau. Atendimento ocorre das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira, mediante a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde, SUS.

Saúde