Saúde

TREINAMENTO

Aberta I Semana de Segurança do Paciente

Encontro objetiva qualificar assistência prestada pelo Município

Publicado em: 03/04/2018 por William Castro

Secretaria de Saúde

Aberta I Semana de Segurança do Paciente

Encontro objetiva qualificar assistência prestada pelo Município (Foto: Edmara Silva)

Começou na tarde dessa terça feira, 3 e segue até dia 06, a I Semana de Segurança do Paciente dos Hospitais Municipais HMI/Socorrão e HMII/Socorrinho.  Mobilização objetiva qualificar assistência prestada. Evento aborda os protocolos determinados pela portaria 529, de 1º de abril de 2013, que prevê a política de segurança do paciente dentro da urgência e emergência.

O primeiro dia de atividades contou com oficinas, rodas de conversa e palestra sobre “Acreditação do Programa de Segurança do Paciente”, com a enfermeira e professora da Unisulma, Maria Olyntha Araújo de Almeida e sobre Identificação do Paciente, com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, Rafaella Régia de Oliveira Silva. Além disso, foi apresentado aos participantes o funcionamento do Programa Segurança do Paciente, implantado recentemente no Socorrão.

"Esse programa, desde 2017 no HMI, é de grande relevância para saúde de Imperatriz, pois vai evitar incidentes aos pacientes através  de treinamentos e qualificações oferecidas aos profissionais desta instituição” – explicou a coordenadora do Programa de Segurança do Paciente do HMI/HMII, Ray Lins.

Para Maria Olyntha, a iniciativa já representa um grande avanço, com início às práticas dentro do pronto atendimento. “O primeiro passo é acreditar que o programa pode ser desenvolvido aqui, por isso nossa abordagem hoje, e a realização dessa semana já mostra que há acreditação, e isso vai tornar a instituição um ambiente de qualidade e fazer com que o paciente tenha assistência qualificada”.

Confira programação completa


04/04/18 – Quarta-feira
14h – 15h - Prescrição Segura.  Palestrante: Dr. Alexsandro Freitas. Coord. do SAMU.
15h – 16h - Medicação de Alta Vigilância. Palestrante: Monice Ferreira Abrantes Sarmento Farmacêutica . Coord. da Farmácia  do HMI/HII


05/04 – Quinta-feira
14h – 15h - Cirurgia Segura. Palestrante: Enf. Francisco Alves Lima Junior. Coord. do Programa Segurança do Paciente  do  Macrorregional
15h – 16h - Risco de Quedas. Palestrante: Enf.  Wheverson de Araújo Ramos, prof. da Unisulma.

 

06/04 – Sexta-feira
14h – 15h – Hemocomponentes. Palestrante: Dr. Fernando Batista Duarte.
15h – 16h - Higienização das mãos. Palestrante: Enf.  Pedro Pereira de Carvalho Sá Júnior. Esp. em Controle de Infecção.

 

Texto de Maria Almeida

Saúde