Saúde

SEMUS

Aberto canal com Hospital Infanto Juvenil de Barretos

Pacientes serão encaminhados, em até 72h, para tratamento

Publicado em: 26/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Aberto canal com Hospital Infanto Juvenil de Barretos

O Hospital do Câncer de Barretos (SP), e receberá pacientes de 0 a 20 anos de Imperatriz e região com consultas, exames e cirurgias, com oncologista especializados (Foto: Maria Almeida)

Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) o lançamento do Núcleo de Triagem do Câncer Infantil, na última segunda-feira (24). O projeto faz parte do programa “Passos que Salvam”, do Hospital do Câncer de Barretos (SP), que receberá pacientes de 0 a 20 anos de Imperatriz e região.

            Participaram da solenidade os secretários de Administração, José Antônio Pereira, representando o prefeito Assis Ramos, e de Saúde, Alair Firmiano, a representante do Hospital do Câncer de Barretos, Naima Khatibe, a defensora pública, Manuella Saraiva, o juiz da Vara Infância e Juventude, Delvan Tavares, a idealizadora do projeto, Gisele Dias, e as responsáveis pelos processos de encaminhamento, a médica Aldicléya Lima e a enfermeira Vilenice Batista.

            O Núcleo para o Rastreamento do Câncer Infantojuvenil funcionará na Coordenação de Oncologia do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes, onde já atendem as demandas da Unidade Móvel Oncológica. Serão encaminhados casos como tumores cerebrais, linfomas, leucemias, osteossarcomas, retinoblastoma, entre outros diagnósticos.

“Ficamos muito felizes, porque sabemos que é uma chance a mais para as crianças terem acesso ao tratamento. Estamos empenhados em fazer o que for preciso para garantir essa parceria”, ressaltou o secretário Alair. Segundo ele, Aldicléya já foi treinada em Barretos e vai fazer ambulatório com os oncologistas do município, para que seja garantido o diagnóstico precoce e o envio das crianças em tempo hábil.

            “Com essa porta aberta em Barretos, ampliaremos a cobertura de tratamento para crianças e adolescentes da nossa região, com consultas, exames e cirurgias, com oncologista especializados em atendimento infantojuvenil”, destacou a enfermeira do núcleo, Vilenice Batista.

            Para José Antônio Pereira, a iniciativa representa um passo da administração municipal que cumpre o que vai além da sua obrigação. “Enviamos uma profissional para a capacitação, pois a gestão do prefeito Assis Ramos está disposta a abraçar as questões que trazem ganhos para a população, principalmente no que se refere a tratamento de saúde”, afirma o secretário.

            No lançamento, a médica Naima Khatibe, falou da história do projeto desde sua implantação e da satisfação em ter Imperatriz no rol das cidades atendidas pelo Hospital de Barretos.  "Um dos maiores ganhos desse projeto é que a cidade e região passam a ter atendimento especializado no segundo maior centro em tratamento de câncer infantojuvenil do mundo, e o mais importante, sem passar por fila de espera", explicou.

Saúde