Saúde

NOVO CORONAVÍRUS

Ações de combate à Covid-19 são descentralizadas para zona rural

Medidas tem início na segunda-feira, 13 de julho

Publicado em: 10/07/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Ações de combate à Covid-19 são descentralizadas para zona rural

Objetivo é aprimorar as ações na zona rural de Imperatriz, facilitando a locomoção e acessibilidade dos usuários. (Foto: Kalyne Cunha)

Dando continuidade ao enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, descentraliza ações na zona rural, a partir de segunda-feira, 13 de julho. Objetivo é aprimorar as medidas também na zona rural de Imperatriz. 

As Unidades Básicas de Saúde, UBS’s, da zona rural Coquelândia e Vila Conceição I recebem o protocolo de medicamentos e testes rápidos para o combate da Covid-19. Iniciativa assistirá povoados vizinhos como Petrolina, Olho D’água,Vila Conceição II e adjacências. Na zona urbana, os atendimentos ambulatoriais, exclusivos para Covid-19,  continuarão nas UBS,’s Cafeteira e Milton Lopes. 

Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Imperatriz é o responsável pela tomada de decisão, em relação às ações, que sofrem alterações de acordo com a demanda.

De acordo com a secretária de Saúde, Mariana Jales, “nos últimos 15 dias houve uma redução de 53% na procura por atendimento nas UBS’s ambulatoriais, exclusivas para Covid-19. Com o quadro apresentado, a partir do dia 13 de julho, apenas as unidades Cafeteira e Milton Lopes estarão atendendo pacientes com casos leves. As ações de combate à pandemia também estão sendo descentralizadas para a zona rural, com objetivo de facilitar a locomoção e acessibilidade desses usuários”, conclui.  

Os atendimentos ambulatoriais realizados pela Prefeitura iniciaram dia 8 de junho, após a suspensão dos serviços Ambulatório de Covid-19, instalado no Centro de Convenções. Em quatro semanas, as UBS referenciadas Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira realizaram 3 mil atendimentos e, de acordo com a janela imunológica de cada paciente, foram realizados 1.185 testes rápidos. As UBS’s Maria Aragão e Vila Lobão voltam com atendimento normal, a partir de segunda-feira. 

É importante ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento, Upa São José, continua com os atendimentos de casos moderados e graves.

Saúde