Saúde

CAPACITAÇÃO

Agentes de Saúde e de Endemias concluem formação do EDPOPSUS

Profissionais refletiram sobre atuação e papel na sociedade

Publicado em: 19/12/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Agentes de Saúde e de Endemias concluem formação do EDPOPSUS

Solenidade de formação da primeira turma do EDPOPSUS (Foto: Edmara Silva)

Concluídas com sucesso, em solenidade no auditório da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, as atividades da primeira turma do EDPOP SUS, programa federal de fortalecimento das ações da Atenção Básica em Saúde. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde é parceira da entidade promotora da capacitação, a Fiocruz.

Durante quatro meses os 69 servidores da Saúde entre Agentes Comunitários de Saúde, ACS, Agentes de Endemias, AE, entre outros participaram da formação. A agente Joseli Pereira da Silva Santana aprovou o curso, por ter propiciado muitos conhecimentos que vão possibilitar otimização do atendimento a população. "A gente acaba ficando preso a visita de chegar na casa, dar um bom dia, perguntar como estar a pressão e o EDPOP SUS trouxe uma diversidade de como podemos nos desenvolver, crescer profissionalmente e trabalhando em conjunto, que é mais importante", avaliou. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação, Permanente em Saúde, Manoel Alves."A importância do EDPOP SUS foi de levar aos agentes de Endemias e de Saúde a refletirem sobre suas origens e seu papel na sociedade".

O secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano representando o prefeito Assis Ramos, parabenizou a coordenação do curso e os participantes da capacitação."A Prefeitura de Imperatriz participa dessa qualificação porque se preocupa muito com seus servidores, principalmente, da Atenção Básica como Agentes de Endemias que é Atenção Básica que têm elo direto com a população e a Secretaria de Saúde", destacou Alair Firmiano.

O titular da Semus acrescentou que "mesmo não sendo da área de saúde (área policial) o prefeito Assis Ramos tem se mostrado muito preocupado e atuante nessa área que tem tido muitos avanços".

Apresentações

Durante a solenidade a agente de saúde Joseli Santana declamou uma poesia de cordel sobre o programa, também, discursaram representantes da Saúde Estadual e coordenadores. Após solenidade, foram desenvolvidas atividades culturais como dança do carimbó, por um grupo de alunos do curso e a apresentação de capoeira, além de música ao vivo, bumba meu boi, entre outras atrações.  No rol de entrada do auditório, foi realizada uma degustação de doces e guloseimas em geral, com o prato típico regional panelada.

Saúde