Saúde

Diálogo

Assis Ramos chama municípios usuários para cobrar parceria pela Saúde

Publicado em: 07/02/2017 por William Castro

Assis Ramos chama municípios usuários para cobrar parceria pela Saúde

Assis Ramos chama municípios usuários para cobrar parceria pela Saúde (Foto: Luana Barros)

Na presença do vice-prefeito Alex Nunes Rocha, o prefeito Assis Ramos recebeu, na manhã de ontem, a prefeita de Ulianopolis (PA), Neuza de Jesus Pinheiro (DEM). Na pauta, a necessidade de parceria entre as duas cidades, para garantir mais recursos para a saúde pública de Imperatriz.

A motivação parte do número expressivo de pacientes dos estados Tocantins, Pará e várias cidades do Maranhão, etambém da escassez de recursos para tantas demandas, uma vez que Imperatriz acaba não sendo compensada pelas prefeituras usuárias desse sistema.

"O município de Imperatriz não quer deixar de atender os casos que chegamdas outras cidades, mas precisamos receber os recursos destinados para isso, previstos em lei, a chamada repactuação. Temos uma população de 260 mil habitantes, recebemos recursos para atender essa quantidade. Entretanto, atendemos 700 mil. Pessoas de outras cidades e estados buscam atendimento aqui", afirmou Assis Ramos.

A prefeita Neuza de Jesus Pinheiro demonstrou receptividade à proposta de repactuação. "Temos o total interesse em estabelecer parcerias, através de um consórcio específico para a saúde, que englobe as cidades e estados envolvidos", garantiu.

Sobre o encaminhamento e recebimento de pacientes de fora, Assis explicou: "Agora temos um núcleo interno de regulação, dentro do Socorrão, que vê as demandas de pacientes de outras cidades e estados e estabelece os critérios para atendimentos. Antes de encaminhar os pacientes, as prefeituras devem entrar em contato com esse núcleo".

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Imperatriz receberá representantes de outros municípios para tratar da mesma pauta.

Saúde