Saúde

REFORÇO

Saúde ganha carro fumacê para combate ao Aedes aegypti

Camionete foi adquirida por meio de convênio com o Ministério da Saúde

Publicado em: 24/10/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Saúde ganha carro fumacê para combate ao Aedes aegypti

Camionete foi adquirida por meio de convênio com o Ministério da Saúde (Foto: João Rodrigues)

Depois de mais de uma década de espera, o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, ganha o reforço especial de um carro exclusivo para a pulverização de inseticidas nas ruas de Imperatriz.

Mais conhecido como fumacê, o veículo foi entregue, na manhã desta terça-feira, 24, pelo prefeito Assis Ramos, ao coordenador do Departamento de Controle Vetorial, da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Queiroz Santos. Na ocasião, o prefeito ressaltou que o veículo será uma importante ferramenta para emprego no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador de doenças que têm maltratado a população de Imperatriz.

“Este era um tipo de serviço que há tempos não tinha em Imperatriz, e sabemos da eficiência. Claro, que não é só esse carro que vai fazer com que controlemos o mosquito no município, outras ações estão sendo feitas pela Secretaria de Saúde para diminuirmos a incidência de doenças no período chuvoso, que é o período em que mais a população é afetada”, destacou o prefeito.

Assis detalhou, ainda, que a caminhonete S-10 foi adquirida por meio de convênios do Município de Imperatriz com o Ministério da Saúde, ainda, na gestão passada, mas estava parada devido a problemas burocráticos e jurídicos.

“Nós assumimos, sabemos da importância dessa ferramenta, que traz de certa forma tranquilidade para a população, inclusive era reclame da população que perguntava por que não se tinha mais este serviço, enfim...conseguimos resolver a parte burocrática, jurídica e hoje ele está apto a começar a trabalhar em Imperatriz”, justificou o chefe do poder executivo imperatrizense.

O secretário de saúde, Alair Firmiano Batista, adiantou que o carro será utilizado em áreas de focos endêmicos ou de maior possibilidade de surgimento dos focos do mosquito, principalmente, no período chuvoso.

“Este carro é extremamente importante porque ajuda muito nas horas em que há uma infestação do mosquito já voando”, frisou.

Alair Firmiano acrescentou que o trabalho dos agentes de endemias vai continuar e pediu que a população continue colaborando com os servidores. Dentre as ações de prevenção desenvolvidas pelo Município, o secretário destacou o programa Saúde na Escola que realiza palestras sobre a importância do combate ao Aedes aos estudantes e à população.

O coordenador do Departamento de Controle Vetorial reforçou que o carro fumacê será utilizado em toda a cidade, mas apenas em casos especiais. “Quando você observar um carro fumacê nas ruas é porque algo de ruim está acontecendo. O fumacê não é a primeira ação que nós lançamos mão para o controle do Aedes aegypti e de mosquitos transmissores de doenças, a principal atividade é a vigilância dos agentes de endemias de porta em porta”, disse.

Carro fumacê

O veículo pulveriza inseticida, o tipo mais usado no Brasil é o Malathion, cuja orientação é que os moradores abram portas e janelas das casas para que a nuvem de fumaça possa entrar. O Malathion possui uma fórmula diferente de inseticidas disponíveis no mercado brasileiro. A ação é temporária, pontual e específica para o Aedes e outros mosquitos transmissores de doenças.

Saúde