Saúde

PREVENÇÃO

Atenção Básica promove capacitação sobre novo coronavírus

Publicado em: 21/03/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Atenção Básica promove capacitação sobre novo coronavírus

Capacitação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do departamento de Atenção Básica promoveu na sexta-feira, 20, capacitação para profissionais da área da saúde que fazem parte da equipe de combate ao novo Coronovírus. Enfermeiros, corpo de Saúde da Polícia Militar, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros órgãos da saúde municipal se reuniram para garantir o bom andamento do Plano Municipal de Contingência do Covid-19.

Sobre a adoção das recomendações oficiais para a prevenção, a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, destacou a importância da postura dos profissionais da saúde e da população frente ao surgimento de possíveis casos do novo coronavírus. “Precisamos nos preparar para os impactos desta doença, tanto na adoção de medidas de prevenção quanto para atenuar seus impactos. Nos serviços de saúde a contaminação é mais preocupante, não só pela quantidade de circulação de pessoas, mas por ser o local para onde vão os doentes. A capacitação é um momento para se discutir na prática, a aplicação das recomendações do Ministério da Saúde”, explicou.

Sobre as orientações, foram destacados a transmissão, sobrevida do vírus em superfícies, período de incubação, sintomas, tratamento, taxa de mortalidade e letalidade, precauções para gotículas e aerossóis, dentre outros temas. É importante que haja um cuidado com o profissional de saúde, para que os serviços continuem funcionando e o atendimento à população não seja afetado. 

A gerente da Unidade Básica da Beira Rio, Jackeline Branco, afirma que este é um momento “significativo e relevante, pois traz um grande esclarecimento sobre o período que estamos vivendo. As informações de prevenção auxiliam nos cuidados com usuários e profissionais”.

Sobre o isolamento do paciente em domicílio, Giovanna Castro, técnica da Vigilância Epidemiológica do município, relata que “o paciente que for orientado a ficar em casa, necessita de um ambiente com ventilação. A porta do ambiente de isolamento deve estar fechada, mas com janelas abertas para que esteja arejado para circulação do ar. Lembrando que o uso de qualquer máscara é individual e recomendado para que o paciente com sintomas de gripe não contamine o restante da família por meio de gotículas”, informa.

Sobre o fluxo de atendimento, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Albetiza Linhares, enfatiza que “estamos seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde.  O profissional de saúde está habilitado para fazer a análise do paciente e encaminhá-lo para o lugar correto. O que que a população precisa saber é que se apresentar sintomas, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência”.  A limitação do convívio social é uma medida, extremamente, importante de prevenção, além dos cuidados de higiene.

Transmissão

Costuma ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como:

Gotículas de saliva;

Espirro e  tosse;

Contato próximo como toque, abraço ou aperto de mão com pessoa infectada;

Contato com objetos e superfícies, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Período de incubação

Consiste no intervalo entre a data do contato com o vírus (infecção) até o início dos sintomas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria das estimativas do período de incubação do Covid-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Os pacientes infectados recebem tratamento para aliviar os sintomas.

Segundo MS, o tratamento indicado é repouso e consumo de bastante água.

 Medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Umidificador no quarto ou banho quente para aliviar a dor de garanta e tosse.

 

Saúde