Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Oncológica atende na Vila Fiquene

Exames e consultas gratuitas estão entre os serviços oferecidos

Publicado em: 06/02/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Unidade Oncológica atende na Vila Fiquene

Atendimento é oferecido das 7h às 11h e das 14h às 17h (Foto: Assessoria)

Estacionada em frente ao Cras Santa Lúcia, no Conjunto Habitacional Recanto Universitário – na Vila Fiquene, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer atenderá a comunidade do bairro e adjacências até final de fevereiro. Os serviços oferecidos são coleta de preventivo do colo do útero, PCCU; preventivo da próstata, PSA; agendamentos de mamografias; e consultas com dermatologista, toda terça-feira e quinta. 

Interessados devem procurar o ônibus das 7h às 11h e das 14h às 17h, com cartão SUS e comprovante de residência. “Sem fila e sem pré-agendamento, usuário que nos procurar será atendido e receberá o resultado de seu exame dentro de aproximadamente 15 dias na Unidade Básica de Referência de seu bairro” – explicou a coordenadora da Unidade, Vilenice Batista.  

Quanto aos diagnósticos positivos, ela esclarece que são entregues na coordenação nos Três Poderes. “Os resultados alterados são entregues em uma consulta com o especialista da área, para que o paciente já comece os procedimentos completares, sendo que em caso de confirmação do câncer, ele já será encaminhado ao tratamento na Rede de Oncologia Pública” – afirma.

O ônibus, adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui uma equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo. “É um programa que trabalha na prevenção e no combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele; por isso mantemos essa logística de ir até o usuário, porque dessa forma ampliamos a cobertura e proporcionamos mais qualidade de vida às pessoas” – ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Saúde