Saúde

PREVENÇÃO

Blitz alerta sobre prevenção das ISTs e Aids

Evento aconteceu na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa

Publicado em: 20/02/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Blitz alerta sobre prevenção das ISTs e Aids

Mariana Jalles participa de Blitz conjunta na véspera da abertura do Carnaval de Imperatriz A Gente Faz. (Foto: João Rodrigues)

Em blitz desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, que contou com a participação das secretarias municipais de Trânsito e Transportes, Setran, e Meio Ambiente, Semarh, foi lançada a campanha de alerta e prevenção durante a folia momesca em Imperatriz. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira,20, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro.

A Semus distribuiu preservativos masculinos e femininos e material informativo, a Setran repassou cartilhas sobre o trânsito seguro e os riscos da combinação álcool e direção enquanto a Semarh entregou material didático para conscientizar a população sobre a limpeza da cidade com objetivo de preservar a natureza e diminuir os efeitos das chuvas que causam alagamentos de ruas e riachos.

“Nós já estamos no clima da folia, distribuindo os preservativos que é para que no dia do Carnaval as pessoas não esqueçam de levar para se prevenir, mas as que não passarem nós estaremos no circuito da folia que entregando preservativos”, disse a coordenadora de ISTs, Renata Pilar.

Pelos levantamentos oficiais, existem 1.873 casos notificados de AIDs no Município de Imperatriz e no último ano de 2019 foram notificados 243 novos casos.

“Nós precisamos reduzir esse número no ano de 2020 e ações como a distribuição de preservativos são muito importantes, são a principal forma de prevenção”, complementou. A meta do Município é distribuir por volta de 60 mil preservativos.

Coordenadora do Departamento do Departamento de Educação para o Trânsito, da Setran, Teresinha Miranda elogiou a ação conjunta das secretarias. A Setran, segundo ela, iniciou esta semana de abertura do Carnaval com uma campanha de prevenção aos acidentes de trânsito para conscientizar as pessoas a não consumirem álcool ou outras drogas psicoativas e pegarem o volante porque 'No trânsito o que vale é a vida, dê preferência à vida”.

“Nós nos juntamos à Saúde compreendendo que a integração de todos os órgãos que fazem a prevenção da saúde é importante e necessária. O trânsito é saúde, você preservar vidas está preservando a saúde porque hoje 56 bilhões de reais são gastos com acidentes de trânsito e se não houvesse acidentes a saúde seria bem melhor, teríamos mais recursos para tratar de outras doenças”, destacou.

Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recurso Hidricos, Semarh,  Bárbara Soares, lembrou que a missão da pasta é chamar a atenção da população, em especial dos foliões, para a preservação da natureza.

“Nós estamos pedindo que as pessoas façam o descarte correto do lixo e a coleta seletiva para que tenhamos um carnaval mais limpo, deixando as ruas limpas e bem organizadas”, observou. Outra vantagem é que simples atitudes de descarte correto do lixo evitam o entupimento de galerias, bocas-de-lobo e até riachos, o que vai diminuir os efeitos das chuvas e alagamentos.

“Tem muita gente embriagada andando na cidade e é muito bom ter ações como esta, tem que ter para conscientizar mesmo o pessoal para não beber e dirigir e também tem a questão do preservativo para evitar doenças”, disse o encarregado de obras, Clinisvaldo Cabral.

A secretária adjunta de Saúde, Mariana Jalles, disse que a campanha com a participação das três secretarias é um avanço muito grande em prol da população e lembrou que durante todos os dias de carnaval serão distribuídos preservativos aos foliões. “Os preservativos estão sendo distribuídos em um kit funcional que serve também para guardar o celular e, claro, para poder se divertir com maior tranquilidade”, finalizou.

Saúde