Saúde

SEMUS

Campanha de vacinação contra gripe chega à Casa do Idoso

Prevenção busca atender metas do Ministério da Saúde

Publicado em: 25/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Campanha de vacinação contra gripe chega à Casa do Idoso

Este ano foram disponibilizadas cerca 58 mil doses para Imperatriz e a aplicação vem sendo feita desde o dia 17 (Foto: Dávila Henrique)

Começa nesta quarta-feira (26), a campanha de vacinação contra gripe, na Casa do Idoso Feliz. Além da imunização desse grupo prioritário, será dada palestra sobre prevenção e combate à hipertensão arterial. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), este ano foram disponibilizadas cerca 58 mil doses para Imperatriz e a aplicação vem sendo feita desde o dia 17.

Serão vacinadas as pessoas mais suscetíveis à doença, como idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, pacientes acometidos por doenças crônicas, mães no pós-parto, professores, portadores de condições especiais e profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente.

“Por isso iniciaremos a aplicação das doses na Casa do Idoso – onde está nosso público principal. Assim, atenderemos os anciãos que têm dificuldade para irem às UBS´s. Os demais grupos podem procurar as unidades até o dia 26”, ressalta o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro, informa que a quantidade de vacina recebida pelo município é determinada pela estimativa populacional do público-alvo determinado em cada campanha. “Vacinando todos os prioritários e havendo sobra de doses, estas serão disponibilizadas para a comunidade não pertencente aos grupos citados”, informa a coordenadora.

Alair Firmiano observa que toda a logística da campanha, a começar pelo local escolhido para o lançamento oficial, foi pensada com o objetivo de expandir o acesso às doses. “Dessa forma, nós reduzimos e controlamos a morbidade das doenças que podem ser prevenidas por vacinas, e ampliamos as coberturas vacinais, atendendo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, explica.

Saúde