Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Outubro Rosa será lançada segunda-feira

Atividades de abertura integram palestra e blitz

Publicado em: 28/09/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Campanha Outubro Rosa será lançada segunda-feira

Programação inclui palestra e blitz para alertar sobre prevenção do câncer (Foto: Arquivo)

Será aberta, na segunda feira, 1º, a campanha Outubro Rosa em Imperatriz. Solenidade na Praça União – Rua Dom Pedro II, Bacuri, a partir das 8h, inicia oficialmente o calendário de atividades que serão realizadas durante o mês. Programação inclui palestra com mastologista no espaço da Academia da Saúde; e uma blitz na Dorgival Pinheiro de Sousa.

“Objetivo é ampliar a divulgação das medidas preventivas dos cânceres de mama e colo do útero. Para tanto, ações da campanha de 2018 serão realizadas pela Prefeitura em parceria com instituições e empresas como hospital São Rafael, Ampare, Instituto Amar Mais, Patrícia Fio de Esperança, Laboratório Lafac, Unirad, Clínica RD Xavier, CDL, Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Ceuma, Suzano, Facimp Wyden, Faculdade Pitágoras, UFMA e Associação de Moradores” – informou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Confira programação completa no link: www.imperatriz.com.br/outubrorosa

Outubro Rosa

É uma campanha que visa incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames de mamografia para prevenir o câncer de mama ou descobrir um possível diagnóstico cada vez mais cedo, de modo a aumentar as chances de cura. Mobilização é utilizada também para alertar sobre o câncer de colo do útero.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar entidades governamentais e as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia. No Maranhão, a taxa de incidência da doença é de 26,25 para 100 mil mulheres. Segundo Plano Estadual de Saúde 2016 – 2019,  13,3% destes casos foram registrados na Regional de Imperatriz.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.  Já o câncer do colo uterino é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com esta campanha.

Saúde