Saúde

Saúde

Canal com Hospital Infanto Juvenil de Barretos é o primeiro do Maranhão

Imperatriz ganha conexão com um dos mais avançados centro de tratamento de câncer do Mundo

Publicado em: 17/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Canal com Hospital Infanto Juvenil de Barretos é o primeiro do Maranhão

Com essa porta aberta em Barretos, Imperatriz amplia a cobertura de tratamento para crianças e adolescentes da região, com exames e cirurgias oncológicas específicas para a faixa infantojuvenil (Foto: Linair Sousa Soares)

            Não vai ter fila de espera para pacientes de zero a 18 anos encaminhados por Imperatriz para tratamento do câncer no Hospital Infanto Juvenil de Barretos, um dos melhores do mundo e referência para América Latina. O canal para o pronto atendimento das pessoas desta cidade vai ser firmado entre o prefeito Assis Ramos e Doutora Naíma Khatibe, representante da instituição do interior paulista, dia 24 próximo, em solenidade no auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida Dorgival Pinheiro, às 17h.

            A médica da Secretaria Municipal da Saúde treinada para rastrear os casos de câncer e assinar os encaminhamentos, Doutora Audicleia da Luz, esteve pelo período necessário em Barretos e já está de volta a Imperatriz. Entre o diagnóstico da doença e a admissão do paciente no hospital paulista não são necessários mais do que 72 horas, bastando, para isso, que o Estado despache o TDF, que é a conta do tratamento fora do município - essa despesa não pode ser bancada pelo município porque, pelas regras do SUS, tratamento em estado diferente exige deslocamentos bancados pelo Estado.

            Quem trabalhou junto com o prefeito Assis Ramos para criar o canal entre Prefeitura de Imperatriz e o Hospital Infanto Juvenil de Barretos foi a Coordenadora de Projetos do Departamento da Ação Básica, da Secretaria de Saúde do Município, professora Gisele Dias. Ela lembra que Imperatriz é a única cidade do Maranhão com esse acesso, e uma das únicas fora das regiões Sul e Sudeste.

            Gisele chama a atenção das demais autoridades imperatrizenses para a importância da solenidade do dia 24 de abril. "Não é uma situação comum ter um acesso garantido, de forma instantânea, a um centro de tratamento tão avançado, como o de Barretos. Foi uma grande conquista de Imperatriz e, por isso, devemos prestigiar o evento"- ressaltou.

Saúde