Saúde

TREINAMENTO

Capacitação reforça medidas de segurança contra coronavírus no Socorrinho

Orientações visam fortalecer a prevenção e preparar equipe para enfrentar casos que possam surgir

Publicado em: 20/03/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Capacitação reforça medidas de segurança contra coronavírus no Socorrinho

Além destas iniciativas, Rosilene informou que foi montada uma enfermaria com leitos de isolamento (Foto: Maria Almeida)

Nesta sexta feira, 20, servidores do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII Socorrinho, participaram de capacitação sobre medidas de segurança para evitar contágio do novo coronavírus e dados clínicos da doença. Público-alvo inclui equipe de enfermagem, técnicos, maqueiros e porteiros, atendentes da farmácia e da regulação. 

Ministrada pelo chefe da equipe de Emergencistas Clínicos, Rodrigo Teles, servidores esclareceram dúvidas sobre características do vírus, forma de contágio, uso de Equipamentos de Uso Individual, EPI´s, manejo clínico e tratamento de casos suspeitos.  

“Nosso trabalho nesse momento é também servir como vetores de informação. E se fizermos tudo como orientam os protocolos, seguindo as medidas de biossegurança, sobretudo as que se referem a higienização frequente das mãos, vamos conseguir nos proteger e proteger também quem precisa do nosso trabalho”, afirmou Rodrigo.

No encontro foi apresentado também o Plano de Contingência Municipal, fluxo de atendimento do HMII e protocolos que envolvem o Covid-19. De acordo com a diretora do hospital, Rosilene Lima, a capacitação é constante, e visa ter uma equipe preparada para condução de casos suspeitos e também para orientar pais, acompanhantes e toda população que circula dentro do hospital.

“A equipe tem que estar treinada e aparelhada, por isso este treinamento, mas diariamente o Núcleo de Segurança do Paciente orienta profissionais, pais e acompanhantes sobre as medidas de segurança, bem como o uso racional de álcool gel e máscaras”, ressaltou a diretora.

Além destas iniciativas, Rosilene informou que foi montada uma enfermaria com leitos de isolamento e a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, está tentando um aporte financeiro para montagem de novos leitos de UTI Infantil.

 

 

Saúde