Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

CAPS promove ações e comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Serviços de beleza e orientações de higiene bucal fizeram parte da programação

Publicado em: 10/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

CAPS promove ações e comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado com uma vasta programação pelas equipes do CAPS (Foto: Regilson Borges)

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, realizou uma série de ações com os usuários e familiares, na manhã desta quinta-feira, 10. Consultas e exames rápidos para testes de HIV, sífilis e hepatites foram realizados, além do espaço de beleza para as mulheres, com serviço de maquiagem, lavagem e secagem de cabelo.

Orientações sobre a saúde bucal fazem parte da programação, além da parceria com a Unidade Móvel Oncológica, para cuidar da saúde da mulher, como reforço das atividades realizadas pela campanha Outubro Rosa. Cerca de 100 pacientes passaram pelas dependências do CAPS e participaram de várias das atividades programadas.

É o caso da Zumira Maria, usuária do Caps desde 2007, e hoje faz terapia ocupacional para cuidar da sua saúde mental. Ficou muito feliz com o tratamento que recebeu ao ser maquiada pelas voluntárias da ação. “Gosto de vir para cá e do acolhimento. Hoje eu achei uma excelente ideia e vou sair melhor. Uma diva!”, relata.

Enfermeira do CAPS III, Nádia Paiva, também foi voluntária na ação de beleza com as pacientes. “Eu trabalho com voluntariado há muito tempo, aí veio a ideia de trazer projetos multidisciplinares, como dentistas, e até patrocínio de maquiagem. Eu acho maravilhoso, uma vez que a autoestima está relacionada com a saúde mental. Precisamos levar a autoestima para as pessoas, como fazemos com a lavagem dos cabelos e outros cuidados”, destaca.

“A participação dos usuários da saúde mental em momentos de fortalecimento do seu protagonismo e de seus familiares é essencial para o tratamento deles. E presenciar o grande interesse e adesão nas atividades é muito gratificante. É onde devem estar, onde querem, onde as portas estão abertas. Isso nos deixa felizes, porque esse modelo humanizado é como trabalhamos”, afirma Kátia Carvalho, coordenadora da rede de saúde mental do município.

A enfermeira Leandra Pinheiro estava acompanhando a equipe da atenção básica na realização dos testes rápidos, também realizados com os pacientes. “Estamos fazendo os testes rápidos para identificar os possíveis pacientes que possuem hepatite B ou C, além da equipe de DST, para fazer o levantamento e acompanhar o paciente que venha a ser diagnosticado com alguma dessas doenças”. Leandra também informa que se alguma pessoa é diagnosticada com alguma doença, todos são encaminhados para os respectivos especialistas e tratamento adequado.

Saúde