Saúde

MELHORIA

Centro de Atenção Psicossocial III - Renascer passa por melhorias

Os prédios do CAPS III e CAPS AD passarão por reforma em janeiro de 2018.

Publicado em: 25/10/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Centro de Atenção Psicossocial III - Renascer passa por melhorias

Algumas medidas já vinham sendo tomadas antes mesmo de o Ministério Público ter feito recomendação pelas melhorias da estrutura da instituição. (Foto: Assessoria)

Algumas medidas já vinham sendo tomadas antes mesmo de o Ministério Público ter feito recomendação pelas melhorias da estrutura da instituição.

A reforma do prédio do Centro de Atenção Psicossocial Renascer, CAPS III, no Parque Anhanguera, vai começar em janeiro de 2018, mas até lá a Prefeitura de Imperatriz vai manter as ações de melhoria do espaço. O CAPS III é um dos principais órgãos da rede de saúde mental, que é composta, ainda, pelo CAPS II, CAPS­ IJ, CAPS­AD e Residência Terapêutica.

Desde que assumiu, em 17 de maio deste ano, a coordenação do Núcleo de Saúde Mental, Maria Aparecida Alves, deu início a uma série de ações administrativas como a redistribuição de servidores, troca de colchões, lençóis, manutenção de centrais de ar, ventiladores, reforma e adequações do almoxarifado, em conformidade com regras da Vigilância Sanitária, manutenção da rede elétrica, reforma da enfermaria feminina, troca de fechaduras e cadeados, além de manutenção de banheiros.

No pacote de providências, ainda, estão a reativação de uma horta, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, reforma de máquinas de costura, conserto de panelas de pressão e readequação no cardápio de toda a rede.

Maria Aparecida informou que começou a tomar providências imediatamente após a Posse, em razão do quadro crítico que encontrou. Ela lembra que inicialmente repassou a situação ao secretário Alair Firmiano Batista e recebeu a informação de que o prédio seria reformado assim que fossem encerradas as obras no Hospital Municipal Infantil, HMII. Foi firmado um prazo para janeiro de 2018 e início das obras físicas, conforme resposta da titular da pasta em documento ao Ministério Público.

Sobre as ações internas, Aparecida Alves ressaltou que, em razão de problemas burocráticos e a necessidade de medidas urgentes, ela organizou uma ação solidária em agosto, na qual foram arrecadas roupas, calçados e garrafas pet que foram usadas para um bazar.

Parte do dinheiro arrecadado foi usada na reforma de máquinas de costura, além da reativação de oficinas como a de confecção de peças em artesanato. A produção de artesanato pelos internos resultou em uma feira e o dinheiro arrecadado com a venda das peças, também, foi usado em ações internas.

Atualmente a rede de saúde mental dispõe de oficinas de dança, teatro e artesanato que são importantes no processo de ressocialização dos pacientes. “Reativamos a horta. Hoje colhemos alimentos cultivados pelos pacientes e temos as oficinas terapêuticas como de desenho, dança, horta, teatro, a confecção de matérias como capa para caderno, bonecas, quadro, ou seja, para cada perfil de usuários a gente o enquadra numa oficina”, orgulhou-­se.

Obras

A reforma solicitada pelo Ministério Público ficou acordada para o mês de janeiro, mas não será apenas do CAPS III­Renascer. Todo o prédio passará por melhorias que abrangem também o CAPS AD. Os dois funcionam no prédio do complexo de saúde do Parque Anhanguera. Também já estão sendo contratados profissionais para o CAPS III.

Saúde