Saúde

ACESSO

Cirurgias de ouvido voltam a ser realizadas no sistema público

Pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para iniciar o processo

Publicado em: 09/08/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Cirurgias de ouvido voltam a ser realizadas no sistema público

Para ter acesso ao serviço, usuários do SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro (Foto: Patrícia Araújo)

Microcirurgia de laringe, timpanomastoidectomia, mastoidectomia e timpanoplastia, conhecidas também como cirurgias de ouvido, voltaram a ser autorizadas pelo Sistema Único de Saúde em Imperatriz. Procedimentos serão realizados no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI/Socorrão, a partir de setembro. Os agendamentos  já estão sendo feitos pelo setor responsável.

As cirurgias de amídalas, adenoide, tireoide e nódulos da especialidade cabeça e pescoço também foram retomadas em março deste ano e estão acontecendo semanalmente  no centro cirúrgico do HMI. “Ficamos muito tempo sem autorizá-las, por causa de problemas contratuais, mas já resolvemos e voltamos a oferecer praticamente 100% das cirurgias dessas especialidades – otorrino e cabeça e pescoço” – explicou Alair.

Segundo ele, a população só tem a ganhar com essa iniciativa, que atende uma determinação do prefeito Assis Ramos, e principalmente, uma necessidade de tratamento clínico das pessoas, além de melhorar a qualidade de vida das famílias que dependem do procedimento cirúrgico para retomar sua rotina.

“Vale ressaltar que voltamos a fazer as cirurgias utilizando nossa própria estrutura, o que diminui gastos e possibilita implantação de novos projetos” – ressaltou Alair.

Para ter acesso ao serviço, usuários do SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para iniciar o processo. “Porém para quem já estava na fila de espera, tem consultas e a requisição, deve procurar Ayla, no setor de cirurgia no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes, para agendar seu procedimento” – esclareceu o secretário.

Saúde