Saúde

CORONAVÍRUS

Conheça as medidas de prevenção ao novo coronavírus em Imperatriz

Série de ações foram tomadas para evitar aglomeração, além de reforço na saúde municipal

Publicado em: 20/03/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Conheça as medidas de prevenção ao novo coronavírus em Imperatriz

Medidas na gestão municipal visam evitar aglomerações e reforçar a saúde do município (Foto: Edmara Silva)

Até o dia 20 de março Imperatriz não possui nenhum caso confirmado do Novo Coronavírus. Contudo, uma série de medidas vem sendo tomadas pela Prefeitura na luta contra o Covid-19, para impedir possível alastramento da doença na cidade. Já foi providenciado pelo município a suspensão ou redução do atendimento ao público nas repartições, aulas nas escolas municipais e convocação de novos médicos aprovados em concurso, entre outras providências.

O Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Corona Vírus foi criado, no último dia 17 de março, para definir, entre outras coisas, o fluxo de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, UPA São José e Hospital Municipal de Imperatriz. Importante ressaltar que o primeiro passo para quem sentir algum sintoma procure, primeiro, a UBS mais próxima. Se houver casos suspeitos, serão encaminhados para a UPA São José que após triagem, realizará coleta de material para exame.

A Prefeitura também convocou 40 médicos de 118 especialidades aprovados no último concurso, realizado em dezembro de 2019, para atuarem principalmente na prevenção do vírus. A posse que só ocorreria em abril foi antecipada para esta sexta-feira, 20 de março, e os médicos irão reforçar o quadro de profissionais da saúde em Imperatriz.

Além dos médicos, a posse dos novos guardas municipais foi antecipada para esta sexta-feira, 20. Eles irão contribuir com a segurança dos postos de saúde e hospitais da cidade. As UBSs Cafeteira, Parque Alvorada, Vila Lobão e Milton Lopes funcionam das 8h às 20h. Insumos necessários como álcool gel, luvas e máscaras são garantidos para atuação dos profissionais da saúde.

Prefeitura também reforça para que a população fique atenta as informações em seus canais oficiais, como Instagram, Facebook e Portal. Boletins diários serão publicados com o intuito de deixar a população mais informada. O secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, ressalta que “não há casos confirmados no Maranhão, tampouco em Imperatriz, de maneira que não há necessidade de pânico”.

Saúde