Saúde

REGULAÇÃO

Consultas e exames especializados retomam de forma gradativa dia 27 de julho

Em reunião, Secretaria de Saúde opta em priorizar atendimentos que já estão agendados em sistema

Publicado em: 20/07/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Consultas e exames especializados retomam de forma gradativa dia 27 de julho

Atendimentos seguirão normas da OMS e do Ministério da Saúde, com objetivo de evitar propagação do vírus. (Foto: Maira Soares)

Em conformidade com o Decreto nº 77, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Departamento Municipal de Auditoria do Sistema Único de Saúde, SUS, retorna, de forma reduzida, com os atendimentos de consultas e exames eletivos e especializados, a partir do dia 27 de julho.

Inicialmente serão priorizados pacientes, inseridos no banco de dados do sistema, em lista de espera, por meio do Cartão SUS. O atendimento geral ao público, retornará a partir de 3 de agosto. A Programação Pactuada e Integrada (PPI) que atinge os 15 municípios da regional que compõe Imperatriz se dará também, de forma reduzida, a partir de 15 de agosto.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, explica que “exames e consultas especializadas foram interrompidas, por conta do Plano de Contingenciamento do Novo Coronavírus, ficando ativo os atendimentos de urgência e emergência. A liberação de consultas e exames especializados leva em consideração o quadro atual de Covid-19, que houve uma redução na procura por atendimento. É importante frisarmos que todos os pacientes serão atendidos, mas de forma gradativa, para evitar a propagação da Covid-19”, enfatiza.

O superintende da auditoria do SUS no município, Luiz Cézar, descreve que “a retomada gradativa segue orientações da Organização Mundial de Saúde, OMS, e do Ministério da Saúde, para impedir a propagação do novo coronavírus. Devemos evitar essa contaminação, com medidas de prevenção do uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel durante o atendimento nas unidades de saúde”.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primaria à Saúde, Sormanne Branco, “as Unidades Básicas de Saúde, UBS’S, Milton Lopes e Cafeteira não farão regulação, por estarem com atendimento exclusivos para pacientes com Covid-19, as demais 16 unidades reguladoras continuam com atendimento normal ao público”, explica.

Saúde