Saúde

SAÚDE

Consultas e exames especializados estão suspensos temporariamente

Objetivo é colocar em prática o plano municipal de contingencia do Covid-19

Publicado em: 20/03/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Consultas e exames especializados estão suspensos temporariamente

Casos especiais serão encaminhados para um comitê que estudará a melhor medida a ser adotada. (Foto: Kalyne Cunha)

A Secretaria de Saúde, Semus, por meio da Auditoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz, segue recomendações do Ministério da Saúde, MS, com objetivo de conter a pandemia de Coronavírus. Temporariamente, os serviços de atendimento eletivo, marcação de consultas e exames especializados foram suspensos. A ação faz parte do plano municipal de contingenciamento do Covid-19 .

O superintendente da auditoria do SUS, Luiz Cézar, explica que as ações mudarão o fluxo de trabalho dos reguladores do município, que revezarão o atendimento ao público, presencialmente e home office, que permite que os servidores se conectem, via internet, mesmo distantes. “O ideal é que não deixemos de atender a população. Temos uma escala para poder fazer o atendimento, sem expô-los ou nos expor. Trabalharemos remotamente, por 15 dias, seguindo as orientações do decreto da Prefeitura. Isso não é férias! ”, enfatiza.

A advogada da auditoria do SUS, Sania Galvão, pontua que o decreto é uma forma de fazer valer o Plano Municipal de Contingenciamento do novo Coronavírus, já que evita a aglomeração, tanto de usuários quanto de servidores. “Enquanto auditoria, estamos tentando preservar ao máximo o paciente e nossos servidores. O trabalho não vai parar na saúde, estaremos trabalhando remotamente. Casos urgentes vindo do judiciário, Defensoria Pública ou MP, serão respondidos online e não ficarão desassistidos. O decreto é justamente para nos respaldar e nos mostrar que isso não é brincadeira. Pedimos a compreensão da população nesse momento”.

Sobre a suspensão de exames e consultas especializadas, Luiz Cézar explica que o atendimento eletivo já está suspenso. “A medida é uma protetiva, principalmente, para o usuário como forma de contingenciamento do novo Coronavírus. Exames marcados, a partir do presente decreto, até o fim do mês, serão suspensos. Após essa crise, pessoas que tiverem esses atendimentos suspensos temporariamente, terão prioridade no próximo agendamento de forma remota (on line) pelos distritos”.

Usuários que tiveram exames e consultas especializados cancelados, por conta do Plano de Contingência do Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz divulgará, posteriormente, em seus canais oficiais de comunicação e pela Atenção Básica, um novo cronograma de remarcações realizado de forma prioritária para esse público. Para isso, o usuário precisará voltar ao local de atendimento eletivo, com o cartão do SUS do município em mãos.

Sobre casos mais graves, o superintendente da auditoria expõe como se dará os procedimentos. “Gostaria de tranquilizar a população, pois quando ocorrer o retorno dos serviços, todos serão avisados antecipadamente, para que possam buscar a remarcação sem prejuízos.  Sobre os casos especiais (graves), temos um comitê para discutir e adotar as melhores medidas”, conclui.

 

Saúde