Saúde

AÇÃO

Consultório na Rua leva atendimentos de Saúde à Casa de Davi

Residentes da instituição receberam atendimentos médico, odontológico e nutricional

Publicado em: 22/10/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Consultório na Rua leva atendimentos de Saúde à Casa de Davi

Equipe é composta por médico, enfermeira, psicólogo, assistente e agente social e pessoas de apoio para atendimento. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Equipe do Consultório na Rua,  esteve na tarde desta quinta-feira, 21, na instituição de tratamento para dependentes químicos, Casa de Davi. Residentes receberam consultas médicas, atendimentos odontológicos e avaliação com nutricionistas.

“Estes atendimentos fazem parte da nossa política de saúde integrativa, que está dentro da nossa meta de fazer saúde pública de qualidade. Nossa pretensão é estar cada vez mais próximo da comunidade e facilitar o acesso dos nossos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS” – disse o secretário de Saúde do Município, Alcemir Costa. 

A coordenadora do programa, Flávia Sipauba, explica que a equipe é composta por médico, enfermeira, psicólogo, assistente social, agente social e pessoas de apoio para atendimento à população em situação de rua.

“Somos uma equipe multidisciplinar e fazemos rondas na cidade no período da noite, entre segunda e quinta-feira, levando atendimento médico, orientação, preservativos, entre outros serviços. E periodicamente, de forma agendada, atendemos algumas instituições da cidade, a exemplo da Casa de Davi” - explicou. 

Nos atendimentos de rotina, em uma van, os profissionais do Consultório na Rua iniciam a ronda em frente à UBS Beira-Rio e percorrem vários locais onde as pessoas em situação de rua costumam se reunir, a exemplo das calçadas de prédios da antiga rodoviária, Praça Brasil, viaduto, entre outros pontos.

No atendimento, os profissionais fazem um cadastro para melhor acompanhamento. Como muitas dessas pessoas fazem uso indiscriminado de bebida alcoólica e outras drogas, o programa oferece encaminhamento ao hospital, Centro Pop ou Centros de Atendimento Psicossocial, CAPS, conforme a demanda, e desde que essas pessoas desejem o atendimento complementar, pois a legislação não permite que pessoas em situação de rua sejam internadas compulsoriamente em clínicas de recuperação para dependentes químicos.

Saúde