Saúde

CAMPANHA

Janeiro Branco intensifica ações esta semana

Visitas e panfletagens objetivam orientar sobre a saúde mental

Publicado em: 17/01/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Janeiro Branco intensifica ações esta semana

Pessoas foram abordadas com panfletagem, na Praça de Fátima, para orientações sobre o tema (Foto: Patrícia Araújo)

Começou na segunda feira, 15, as atividades da campanha Janeiro Branco, com distribuição de panfletos e visitas as barracas e empreendimentos comerciais do setor Mercadinho. Ações continuam até sexta-feira, 19, e terminam dia 31, com um café literário no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Objetivo é mobilizar a sociedade para mudar a compreensão sobre a saúde mental.

Na terça-feira, 16,  equipe esteve nas lojas do Calçadão, no Centro de Compras GV, e empresas próximas; nesta quarta-feira, 17, o setor "quatro bocas" recebeu a visita. Na quinta-feira, 18, os profissionais visitarão o shoppings Tocantins, pela manhã, e Timbira, à tarde. Na sexta-feira, 19, durante todo o dia será a vez do Imperial Shopping.  Nesses locais, além dos trabalhadores, serão abordadas também as pessoas que passarem durante a panfletagem.

Segundo Rebeca Mariano, coordenadora da Residência Terapêutica – um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental, a campanha serve como um alerta. “Se sua saúde mental não está bem, os demais setores da sua vida também não estarão. É preciso ficar atento, para perceber quando seu psicológico está afetado, pois isso interfere diretamente no desenvolvimento de suas atividades diárias” – ressalta.

Ela observa que muitas vezes as pessoas estão precisando de ajuda e nem sabem, por isso o start no início do ano com esse tema. “A campanha é também para que as pessoas entendam que para começar e terminar o ano bem, precisamos primeiro cuidar da mente. No Mercadinho, por exemplo, fomos procurados para atendermos vários pedidos de ajuda, para si, para um parente ou para um conhecido” – acrescenta.

De acordo com dados da Rede de Saúde Mental do Município, a cada campanha, aumenta-se de 20% a 30%” a procura pelos serviços. Para atendimento especializado, é preciso procurar ajuda no CAPS III ou CAPS AD III, localizados no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, próximo à Praça da Viola, ou no Ambulatório do CAPS, na Rua Amazonas – Centro, entre Ruas Luís Domingues e Benedito Leite.

“Para os transtornos de depressão ou bipolaridade, os casos são encaminhados para o Ambulatório. O que vem para o Complexo do Parque Anhanguera são pacientes em crise ou em surto” - explica a coordenadora do CAPS AD, Zaira Caran.

Saúde