Saúde

TREINAMENTO

Corpo de Bombeiros ministra treinamento com servidores do Hospital Municipal Infantil

A capacitação acontece em dois dias e termina nesta quarta-feira, 06

Publicado em: 06/11/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Corpo de Bombeiros ministra treinamento com servidores do Hospital Municipal Infantil

Servidores do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz recebem treinamento pelo Corpo de Bombeiros Militar (Foto: Edmara Silva)

Os integrantes da recém criada Brigada de Incêndio do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII, estão passando por um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A capacitação faz parte do segundo momento da criação da Brigada de Incêndio do Hospital Infantil, o primeiro momento foi a instalação da rede de hidrantes, extintores, sinalização de emergência e iluminação de emergência.

Após o treinamento de 12 horas de duração, que termina na tarde desta quarta-feira, 6, os 25 brigadistas, que em sua maioria são funcionários de vários setores do hospital, estarão aptos para atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio e pânico e incêndios de pequeno e médio porte com manuseio de extintores e hidrantes.

O conteúdo abordado nas aulas teóricas e práticas é composto de primeiros-socorros e prevenção e combate a incêndios, com ênfase para as ocorrências com fogo.

“Como estamos dentro de um hospital então na parte de primeiros-socorros o pessoal já tem habilidade para isso, mesmo porque dentro do hospital tem médicos e eles têm toda uma condição para atuar nessa questão, por isso vamos enfatizar o combate aos incêndios”, explicou o segundo-tenente do Corpo de Bombeiros-Militar, Jair Ferreira da Costa que é especialista em brigadas.

O tenente Jair destacou, também, que a criação de brigada de incêndio está prevista na Norma Brasileira, NBR, abreviação de Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, nº 14.276 e na Norma Técnica do Corpo de Bombeiros do Maranhão nº 06.

“Nós passamos por uma emergência de incêndio uma vez e agora estamos preparados para a prevenção com este treinamento, que, também, foi uma orientação do Corpo de Bombeiros. Tivemos a preocupação de cumprir todas as exigências dos bombeiros”, revelou a diretora do HMII, Bárbara Rodrigues.

Como estratégia para garantir a participação dos servidores no treinamento, Bárbara Rodrigues dividiu o grupo: metade trabalha durante o dia e metade à noite. Os brigadistas são técnicos de enfermagem, porteiros, recepcionistas, servidores da limpeza e motoristas.

“É uma honra participar deste treinamento com o Corpo de Bombeiros para um aprendizado sobre como lidar com o fogo, como agir no momento de um incêndio, porque já passamos por um incêndio e foi muito difícil para a gente dentro do hospital”, disse Janaína Rodrigues da Silva que trabalha na coordenação do HMII.

Nova etapa

A diretora do Hospital Infantil afirmou que o treinamento da Brigada de Incêndio do HMII que estava sendo aguardada com muita expectativa pela direção e funcionários. O próximo passo, a partir de agora, será o início do funcionamento da unidade hospitalar previsto para depois do dia 10 de novembro, quando os pacientes deverão ser transferidos da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, onde o hospital funciona provisoriamente. Após o incêndio, o HMII passou por uma reforma geral e ampliação com recursos federais.

Saúde