Saúde

COVID-19

Mais de 70% da população de Imperatriz com ciclo completo de imunização

Os dados mostram ainda uma redução de 96% dos óbitos por Covid-19 no Município

Publicado em: 21/10/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Mais de 70% da população de Imperatriz com ciclo completo de imunização

A partir da próxima semana está sendo planejada uma descentralização de aplicação das doses. (Foto: Edmara Silva)

Em Imperatriz, 77, 27% da população maior de 18 anos está com imunização completa contra a Covid-19, conforme estimativas do IBGE e do Ministério da Saúde, ou seja já tomou a primeira e segunda dose da vacina ou a dose única. Este número coloca o Município acima da média estadual e nacional. Os dados mostram ainda uma redução de 96% dos óbitos por Covid-19 no comparativo de março deste ano até a outubro, mês vigente.

Os indicadores positivos mostram o compromisso da gestão no combate à  doença, por meio da  Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus), que desde o início da vacinação monta força-tarefa para aplicação das doses em vários pontos da cidade. "Nós temos trabalhado de forma incansável para imunizar a população, inclusive final de semana e feriados. Recentemente, fizemos mutirão em bairros com intuito de alcançarmos mais pessoas vacinadas. E todo nosso esforço junto com a população reflete nesses números", explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Quando se trata  do número de casos, dados mostram a queda de 88% notificações em relação a março de 2021 até 20 de outubro. Já o número de óbitos por Covid-19 na cidade apresentou queda de 50%, no comparativo setembro e outubro de 2021. Para o secretário, a estatística reflete o avanço da imunização.

"É importante destacar que já alcançamos todas as faixas etárias da população, conforme Plano Nacional de Vacinação. Então, isso reflete na queda dos óbitos e de pessoas internadas em Imperatriz. Porém, não desacelera a nossa estratégia vacinal, inclusive a partir da próxima semana estamos planejando uma descentralização de aplicação das doses. Posteriormente iremos divulgar mais pontos, inclusive nos bairros. Queremos atingir 100% de pessoas com primeira e segunda dose e deixo aqui a conscientização para que nossos munícipes busquem, principalmente, a segunda dose, pois estamos com baixa procura desta", explicou Alcemir Costa.

Aplicação

Mais de 300 mil doses já foram aplicadas em Imperatriz.  Deste total, 123.642 pessoas com imunização completa, 183.669 de primeira dose e quase sete mil com dose de reforço.

No que diz respeito a nível de Brasil, os números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 70% dos brasileiros completaram o ciclo de imunização, o que correspondente a mais de 111 milhões de pessoas.  A primeira dose representa 95% do público-alvo. 

Saúde