Saúde

OUTUBRO ROSA

Cras Bom Jesus recebe ações de prevenção ao câncer de mama

Cerca de 80 pessoas assistidas pelo programa foram atendidas

Publicado em: 04/10/2018 por Léo Costa

Secretaria de Saúde

Cras Bom Jesus recebe ações de prevenção ao câncer de mama

Foram ofertados exames e orientações sobre o câncer de mama e colo de útero (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, através das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, promoveu na manhã desta quinta-feira, 4, no Centro de Referência da Assistência Social, Cras Bom Jesus, ações para celebrar o mês mundial de luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa.

“Objetivo do governo municipal é mobilizar população para a prevenção e detecção do câncer de mama e colo de útero. Para isso, unimos forças com a pasta da saúde e algumas instituições de ensino superior, para dar visibilidade à causa e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento”, destacou Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.

Durante as atividades aconteceram orientações sobre o câncer de mama e colo de útero, importância da prevenção e do autoexame; exames de glicemia; aferição de pressão arterial; avaliação nutricional; exame de prevenção, PCCU; e ação educativa.

“Aproveitamos a campanha mundial Outubro Rosa para conscientizar população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce e dos exames periódicos”, explicou Charlanny Caitano de Oliveira, coordenadora do Cras Bom Jesus.

As atividades foram direcionadas à comunidade assistida pelos programas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, Paif. Cerca de 80 pessoas do Bom Jesus, Residencial Dom Affonso Felipe Gregory, foram atendidas, entre elas, a dona de casa Ana Maria de Sousa Moreira, 34, moradora do Residencial Dom Affonso Felipe Gregory. “Esse trabalho é importante, principalmente para nós donas de casa, que nem sempre temos condições de ir a uma unidade de saúde. Por isso, neste período aproveitamos a campanha para fazermos exames e saber como está nossa saúde”, destacou Ana Maria.

Ações foram realizadas em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, UFMA; Faculdade Facimp Wyden em Imperatriz, Wyden Educacional; Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma; e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde, UBS Bom Jesus.

“Nosso objetivo é contribuir com a sociedade através de informações e alguns atendimentos na área da saúde. Ao mesmo tempo, a instituição de ensino está dando oportunidade aos acadêmicos do curso de enfermagem em compartilhar o conhecimento que eles aprendem em sala de aula”, enfatizou Flávia Ferreira Monari, professora da UFMA.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa estimular à luta contra o câncer de mama. A ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando os demais países como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com a doença.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. De 1º a 31 de outubro, são realizadas palestras e distribuição de materiais informativos à sociedade para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, INCA, apontam que no Maranhão a estimativa para o ano de 2018 das taxas brutas e ajustadas de incidência por 100 mil habitantes é de 720 novos casos de câncer de mama e 1.090 de coloro de útero.

Saúde