Saúde

CAMPANHA

Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer de pele

Exames, palestras e agendamento de consultas integram programação

Publicado em: 03/12/2018 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer de pele

Exames, palestras e agendamento de consultas integram programação da campanha (Foto: Edmara Silva)

A Unidade Móvel de Oncologia, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, atende funcionários da limpeza pública da cidade nesta segunda-feira, 3 e terça-feira, 4 nas instalações da empresa Sélix Ambiental.

Exames de PSA, prevenção, palestras e agendamento de consultas com dermatologista Pedro Júlio, são realizados durante programação da campanha Dezembro Laranja, que atua no combate ao câncer de pele.

Joel Barros, 27 anos, é operador de máquinas e vê como positiva a realização dos exames preventivos. “Quando entrei na empresa há seis meses fiz vários exames e agora estamos fazendo este de prevenção, é muito importante".

Segundo Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Móvel,  “do dia 5 a 14 de dezembro os serão feitos atendimentos no Bairro Itamar Guará e todas as quintas-feiras o dermatologista consultará mediante agendamento prévio”.

Fique sabendo!

Dezembro é o mês do início do verão no Brasil e, além disso, simboliza a luta contra o câncer de pele, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Só este ano, a estimativa é de 165 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os sinais e sintomas estão relacionados ao surgimento de lesões de pele em áreas de exposição solar, como antebraços, colo e face. Para evitar a doença é preciso cuidar da pele com o uso de protetor solar, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30. Aplicação deve ser feita cerca de 20 minutos antes da exposição ao sol.

Saúde