Saúde

CAMPANHA

Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes ocorre neste sábado em Imperatriz

"As vacinas combatem 18 tipos de doenças, entre elas poliomielite, rubéola e sarampo"", explicou o secretário Alcemir Costa

Publicado em: 21/10/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes ocorre neste sábado em Imperatriz

O horário de atendimento será das 8h às 17h, porém as senhas serão entregues até quatro horas da tarde. (Foto: Patrícia Araújo)

O Dia D da campanha de multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorre neste sábado, 23. A ação é da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), com o objetivo de atualizar as vacinas desse público, melhorar a cobertura vacinal e assim diminuir a incidência de doenças imunopreviníveis.

"A campanha segue até o dia 29 de outubro, mas esse dia D é uma força-tarefa da Semus para aumentar a cobertura vacinal e proteger esse público, para que possamos continuar fora do mapa de doenças como poliomielite e rubéola. Por isso, é necessário que os pais levem seus filhos às nossas UBS´s neste sábado, mas se não puderem, levem ao longo da semana. O importante é vacinar. É proteção da vida", ressaltou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Para a multivacinação, estão disponíveis vacinas que combatem 18 tipos de doenças, entre elas: poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba. Os agentes imunizantes compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, portanto ao observar as cadernetas e identificar vacina em atraso, os pais devem procurar uma unidade de saúde durante todo o ano para o filho receber a dose.

O horário de atendimento será das 8h às 17h, porém as senhas serão entregues até quatro horas da tarde. "Por questão da logística de armazenamento e uso das vacinas, as senhas serão entregues até esse horário”, explicou a coordenadora de Imunização do Município, Socorro Ribeiro.

 

Vacinas disponíveis para campanha:

Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus Humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

 

Saúde