Saúde

Saúde

Prefeitura imuniza 35 mil animais no dia D de vacinação antirrábica

Atendimento descentralizado facilitou acesso da comunidade. Campanha segue até 05 de outubro.

Publicado em: 02/10/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Prefeitura imuniza 35 mil animais no dia D de vacinação antirrábica

Aplicação das doses ocorreu das 8h às 17h do último sábado (Foto: Maria Almeida)

Cerca de 40 Postos de vacinação foram disponibilizados pela Prefeitura de Imperatriz neste sábado, 30, para vacinação de cães e gatos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, SEMUS, logística distribuída em áreas estratégicas da cidade foi adotada para facilitar o acesso da comunidade.  Além das Unidades Básicas de Saúde, escolas e praças foram utilizadas pelas equipes do Centro de Zoonoses, que imunizou mais de 30 mil animais.

“O objetivo é vacinar toda a população canina e felina de Imperatriz. Iniciamos as aplicações no início de setembro, e no último sábado montamos pontos diversos tanto na Zona Rural quanto na Zona Urbana, inclusive em bairros novos como o Sebastião Regis, o que nos deu ótimo retorno, pois já conseguimos imunizar 35 mil animais”, ressalta o coordenador do Centro, Paulo Henrique Soares.

“Estava tomando café aqui na padaria ao lado, quando vi a movimentação e lembrei do meu cachorrinho” – relatou a estudante Alana Bueno, que imunizou seu cão em um dos postos do Centro da cidade montado na Regional de Saúde.  De acordo com a SEMUS, quem ainda não vacinou seu animal, pode se dirigir ao Centro de Zoonoses na BR 010, Conjunto Vitória, das 8h as 17h até o dia 05 de outubro.

As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, doença fatal em quase 100% dos casos. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

 

Saúde