Saúde

ASSISTÊNCIA

Dia Mundial de Saúde Mental é lembrado com atendimentos e orientações

Familiares e pacientes são beneficiados com ação para fortalecer assistência

Publicado em: 10/10/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Dia Mundial de Saúde Mental é lembrado com atendimentos e orientações

Orientações, palestras e exames foram disponibilizados durante toda manhã (Foto: Patrícia Araújo)

Em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, equipe da Secretaria de Saúde realizou atendimentos com familiares e pacientes que fazem acompanhamento na Rede de Saúde Mental do Município. Orientações, exames, palestras e testes de HIV e Sífilis; além de atividades de recreação foram oferecidas na manhã desta quarta-feira.

Participaram do evento, usuários da Residência Terapêutica e dos Centros de Atenção Psicossocial, CAPS, III, AD e Infantil. “Ações voltadas a esta data visam reforçar necessidade de assistência psicológica paralelo ao tratamento de doenças crônicas como AIDS e câncer, por isso reforçamos hoje os atendimentos clínicos dentro da rede” – informou a coordenadora do CAPS III, Raymara Costa.

Para a coordenadora da Rede, Maria Aparecida, além de ser utilizada para melhorar a situação psicológica e emocional dos pacientes, data visa também chamar atenção pública para a questão da saúde mental, pois os transtornos são cada vez mais comuns a todos os povos, ultrapassando barreiras culturais, políticas e socioeconômicas.

“Necessitamos provermos saúde mental a todo instante e com isso propagar dicas de  manutenção da boa saúde mental e mostrar que temos alternativas com tratamentos clínicos e psicológicos para os transtornos que acometem a população. E essa data é uma oportunidade de reforçarmos isso” – afirmou Maria Aparecida.

Segundo ela, os serviços oferecidos na manhã desta quarta, 10, contaram com a colaboração dos programas IST/AIDS e Saúde da Mulher; as instituições de Ensino Wynden Facimp e Escola técnica Alvorada; Escola do Grêmio e o Dj Bansai que comandaram a animação do encontro.

Saúde