Saúde

CONHECIMENTO

Em live, especialistas falam sobre conscientização do autismo

Palestra ocorre na quinta-feira, 15, na plataforma Google Meet às 16h

Publicado em: 14/04/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Em live, especialistas falam sobre conscientização do autismo

Para participar da live, basta entrar no link da vídeo chamada que foi disponibilizada no texto. (Foto: Patrícia Araújo)

Abril azul é o mês de conscientização do autismo. Por isso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Rede de Saúde Mental e Caps infanto -juvenil em parceria com profissionais de referência da região tocantina, convida a população para uma live sobre “Atraso do neurodesenvolvimento: Como reconhecer e estimular habilidades em tempos de pandemia".  

Objetivo é a promoção, prevenção e orientação aos professores, famílias, profissionais da área da saúde e assistência sobre os desafios que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares enfrentam no dia a dia, principalmente agora em meio a uma pandemia.

A coordenadora da Saúde Mental, Kátia Carvalho, explica que as ações referentes ao mês estão a todo vapor e que tem desenvolvido meios para que essa data tão importante seja debatida, esclarecida e fomentada na sociedade.

“Iremos debater sobre os sinais de alerta, identificar o atraso do neurodesenvolvimento e tudo que for importante para que não seja instalado um problema ou um atraso maior na criança. Vamos discutir as áreas em que o pais devem ficar atentos, como desenvolvimento da interação social e da linguagem, a intenção da linguagem, o processamento sensorial, principalmente em crianças de até cinco anos”, destaca a psicóloga Nádia Borges do Caps IJ.

Live será realizada pela plataforma Google Meet

De acordo com especialistas, o autismo é dividido em três níveis sendo o leve, moderado e grave. A patologia pode ser identificada já nos primeiros meses de contato do bebê, entretanto outros transtornos podem fazer parte dentro do espectro do autismo.

A live ocorre na quinta-feira, 15, na plataforma Google Meet, às 16h com palestras da Dra. Joselma Gomes, analista de comportamento e com a Dra. Nádia Borges que é psicóloga, entre outros profissionais da Rede de Saúde Mental.

Link da videochamada: https://meet.google.com/ime-vehm-qmh

Saúde