Saúde

ATENDIMENTO

Entrega do CEO dos Três Poderes garante avanços na Atenção Básica

Reforma do Centro de Especialidades Odontológicas melhora serviços prestados à população

Publicado em: 28/12/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Entrega do CEO dos Três Poderes garante avanços na Atenção Básica

Reforma do Centro de Especialidades Odontológicas melhora atendimentos à população (Foto: Patrícia Araújo)

As ações de Atenção Básica em Saúde ganharam reforço com a entrega, nesta sexta-feira, 28, da reforma do Centro de Especialidades Odontológicas, CEO, pela Prefeitura de Imperatriz, no Bairro Três Poderes. Obra foi entregue de forma simbólica pelo prefeito Assis Ramos, com o descerramento de placa em solenidade que contou com a presença de vereadores, secretários municipais e comunidade.

Prédio, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, realiza cerca de 30 atendimentos por dia, via Sistema Único de Saúde, SUS, na área de odontológica. Inaugurado há mais de dez anos, o CEO estava funcionando de forma precária, o que levou o prefeito Assis Ramos a determinar uma reforma nas instalações físicas, para oferecer maior comodidade para profissionais de saúde e pacientes.

“Estamos entregando mais uma obra proposta pela gestão do prefeito Assis de valorização da Atenção Básica, especialmente da questão da saúde bucal, que considero não só a valorização, mas a recuperação da Atenção Básica e saúde bucal", destacou o secretário Municipal de Saúde, Alair Firmiano.

O prefeito Assis Ramos enfatizou  que desde que assumiu a administração busca recursos para promover a reforma do prédio que, pois há 12 anos nunca havia recebido melhorias. “Adquiri mais 25 gabinetes odontológicos, já tem oito que foram licitados e vamos entregar agora em janeiro. Enfim, a saúde bucal precisa de uma atenção especial e estamos dando esta atenção”, ressaltou.

Ele adiantou que as ações implementadas do setor são estratégicas para a melhorar a saúde pública no município. "Temos muita coisa boa para 2019, mas a exemplo do início do ano, que começamos inaugurando obras, nós terminamos inaugurando obras também. Em janeiro já tem outras nas áreas da Saúde, Infraestrutura e Educação para iniciar e entregar”, finalizou o prefeito.

Estiveram presentes no CEO, os vereadores Pimentel (PDT), Fátima Avelino (PMDB), Adhemar Júnior (PSC), e dos secretários de Trânsito, Leandro Braga, Ouvidor-geral Carlos Lima, superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, Alcemir Conceição Costa (Regularização Fundiária) além de coordenadores de programas e técnicos da área.

Serviços

O CEO é composto por 22 odontólogos que atendem em três turnos nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme escala de trabalho. A coordenadora do Centro, Margareth Silva de Almeida explicou que o atendimento à população é feito com o Cartão do SUS. A pessoa procura a Unidade de Saúde do Bairro e retira uma ficha para serviços odontológicos no CEO. Para emergências, há uma equipe no Hospital Municipal (HMI). “No caso da confecção da prótese é necessário, além do Cartão SUS, o CPF e o Cep da rua que é para fazer um documento chamado APAC que vai para o laboratório”, destacou.

Saúde