Saúde

PRONTO-SOCORRO

Pacientes e servidores aprovam reforma de enfermaria do Socorrão

Obra foi feita de acordo com normas da ANVISA e proporcionou internação em espaço mais amplo e confortável

Publicado em: 12/09/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Pacientes e servidores aprovam reforma de enfermaria do Socorrão

Pacientes e servidores aprovam reforma de enfermaria do Pronto-Socorro (Foto: Patrícia Araújo)

A dona de casa Leila Sousa Ribeiro, da cidade de Porto Franco, foi a primeira paciente a ocupar um dos 15 leitos da enfermaria 8, que foi reformada. Vítima de acidente de trânsito, está internada há três dias no Hospital Municipal de Imperatriz e aprovou as novas instalações, que antes eram insalubres com piso e teto quebrados, pintura manchada e banheiro inadequado.

“Muito boa e confortável, está parecendo até enfermaria de hospital particular, tudo novo e limpinho” – ressaltou Leila, que ocupa o leito 5 da enfermaria que foi entregue oficialmente à população na manhã desta quarta feira, 12. Participaram do momento solene, o prefeito Assis Ramos, o secretário de Saúde, Alair Firmiano, as diretoras geral, Marília Carvalho, e administrativa, Mariana Jales, além de servidores do Socorrão.

Essa é a quinta obra dentre os diversos reparos feitos no HMI, com recursos do tesouro municipal, desde início da gestão do prefeito Assis Ramos. Já foram entregues uma sala de observação com novas poltronas, reforma da intermediária, do ambulatório de ortopedia, readequações da sala vermelha, do centro cirúrgico e construção de dois postos de enfermagem – da observação e da vascular; além criar o NIR – Núcleo Interno de Regulação, colocar em total funcionamento os leitos de UTI, máquinas da lavanderia e dois aparelhos de raio X digitais.

“Essa enfermaria era horrível, vergonhoso, não poderíamos deixá-la naquela situação. E a exemplo do que fizemos nela, aos poucos vamos fazer nas demais áreas do hospital também. Estamos trabalhando para comprar o prédio e poder fazer uma reforma geral, mas por enquanto vamos fazendo as readequações necessárias para melhorar o atendimento prestado” – declarou Assis Ramos. O prefeito aproveitou para visitar setores do hospital e foi abraçado por servidores e alguns pacientes, que agradeceram a atenção dada ao HMI.

“Eu fiquei internado, fiz cirurgia de fêmur com prótese e fui surpreendido com o bom atendimento, porque eu tinha uma ideia diferente do Socorrão, não sabia que era tão organizado. Cirurgia rápida e horário de medicação e da alimentação - café, almoço, merenda e jantar - cumprido à risca” - ressaltou o cobrador José Guibens, que estava aguardando consulta de retorno no ambulatório de Ortopedia, também reformado recentemente.

A técnica de enfermagem Ariadna Almeida comemorou o benefício recebido. “Melhorou demais, aqui fica muito mais organizado. Agora temos um ambiente com dignas condições de trabalho, pois facilita na hora de identificar os pacientes e na hora de aplicar as medicações” – ressaltou.

Sobre a obra

De acordo com Alair Firmiano, a reforma da enfermaria foi feita de acordo com as normas da RDC50, que cumpre determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA e contemplou climatização, mobília nova, troca de teto, piso, instalação de cortinas para privacidade dos leitos, reforma geral do banheiro com adaptação para portadores de necessidades especiais e inclusão do posto de enfermagem para melhorar logística de atendimento. “Esse é o padrão que seguiremos para demais enfermarias que reformarmos” – ressaltou o secretário.

Saúde