Saúde

AÇÕES

Equipe da Secretaria de Saúde se reúne para definir ações da Campanha Outubro Rosa

Procura pelos exames de rastreio do câncer teve queda de mais de 40%

Publicado em: 22/09/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Equipe da Secretaria de Saúde se reúne para definir ações da Campanha Outubro Rosa

A melhor forma de evitar o câncer é realizando os exames de prevenção da doença (Foto: Kalyne Cunha)

Com a pandemia de Covid-19, a Divisão da Saúde da Mulher detectou uma diminuição em mais de 40%, da procura da população por exames de rastreio do câncer. Em virtude disso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu para definir cronograma de ações da Campanha Outubro Rosa. Objetivo é reforçar a importância da continuidade do tratamento oncológico e dos exames diagnósticos. 

Este ano, a campanha de conscientização para o controle do câncer de mama e de colo uterino aborda a temática "Câncer de Mama não faz quarentena" e estará com ações descentralizadas nas Unidades Básicas de Saúde, da zona urbana e rural.

A secretária de Saúde do município, Mariana Jales, destaca que “o momento impede a realização de grandes palestras e reuniões, como em anos anteriores, mas os cuidados com a saúde devem ser mantidos, principalmente neste período de pandemia da Covid-19.  Por esta razão, enfatizaremos a Campanha do Outubro Rosa, pois a melhor forma de evitar o câncer ainda é realizando os exames de prevenção da doença”, relata.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher e da campanha, Thamisa Fialho, pontua que as ações voltadas à saúde da mulher contam com a participação massiva da mídia. “Este ano houve uma diminuição de mais de 40% da procura dos exames de rastreio de câncer de mama e colo uterino. Contamos com a ajuda massiva da mídia, por meio dos canais oficiais da Prefeitura, grupos de WhatsApp da comunidade e emissoras de TV e rádio da cidade, para divulgarmos a importância dos exames de prevenção”, relata.

A Campanha Outubro Rosa segue com as normas e medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19. Os serviços voltados à saúde da mulher estão disponíveis nas UBS durante todo o ano. Para ter acesso, basta a paciente procurar uma unidade no seu bairro, com os seguintes documentos: cartão do Sistema único de Saúde (SUS), documento de identidade e o comprovante de endereço.

 

 

 

Saúde