Saúde

SAÚDE MENTAL

Fique atento aos principais sintomas da depressão

Deve-se chamar atenção da sociedade para identificar quando alguém estiver necessitando de ajuda psiquiátrica

Publicado em: 08/09/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Fique atento aos principais sintomas da depressão

Imperatriz também conta com vários pontos de atendimento para tratar da saúde mental (Foto: Edmara Silva)

No mês de setembro, discussões em virtude da prevenção ao suicídio ganham forma com a campanha Setembro Amarelo. Em Imperatriz, a Rede de Saúde Mental do município também reforça a importância do assunto, e chama atenção da sociedade para identificar quando alguém estiver necessitando de ajuda psiquiátrica.

A psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental, Junia Santos, informa algumas características da pessoa com depressão. “Observe se houve mudança significativa no padrão de comportamento, se expressa tristeza profunda ou algum sintoma depressivo”, diz.

Outros sintomas podem ser identificados, como falta de interesse, apatia, comprometimento da vontade, da iniciativa, do prazer, tristeza profunda e duradoura, choro e evitar contato social.

Ao perceber indícios dos primeiros sintomas, a psicóloga recomenda que a família ou amigos possam encaminhar a pessoa para o posto de saúde mais próximo ou procurar o serviço de saúde mental do município.  

Em relação a sinais de suicídio, que muitas vezes podem ser ocasionados pela depressão, também deve-se ficar atento e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou Samu, 192.

DISPOSITIVOS DE ATENDIMENTO

Imperatriz conta com diversos pontos de atendimento para tratar da saúde mental da população. O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, fica localizado no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera, na rua Projetada B. Lá também funciona o CAPS III Renascer e o CAPS III Álcool e Drogas, que recebem pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, e transtornos oriundos de substâncias psicoativas, respectivamente. Ambos funcionam 24h.

O CAPS Infanto juvenil atende crianças e adolescentes, e está localizado na rua Itamar Guará, nº 2223, no bairro Três Poderes. O Ambulatório de Saúde Mental, fica na rua Amazonas, no Centro, que também conta com equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogos e psiquiatras, entre outros.

Saúde