Saúde

CAPACITAÇÃO

Formação de facilitadores para o Curso EDPOPSUS supera expectativas

15 profissionais de saúde e educação participaram do curso

Publicado em: 06/03/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Formação de facilitadores para o Curso EDPOPSUS supera expectativas

Curso de capacitação de facilitadores do EDPOPSUS 2020. (Foto: João Rodrigues)

Realidade social, geografia do território, culturas e religiosidades das famílias foram temas abordados na formação de facilitadores que vão atuar nas próximas turmas do Curso de Aperfeiçoamento do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, EDPOPOSUS, no município de Imperatriz.

Os educadores vão atuar nas próximas turmas do EDPOPSUS, curso voltado para Agentes Comunitários de Saúde, ACS, por eles terem maior contato com as famílias durante as visitas domiciliares.

Quinze profissionais das áreas de saúde e educação que participaram do EDPOPSUS em 2018 e 2019 tiveram a chance de serem formados durante uma semana, no campus da Universidade Estadual da Região Tocantina, Uemasul.

“São 15 pessoas que serão distribuídas em duplas, por sala de aula. Cada sala de aula terá 35 Agentes de Saúde”, explicou Flávio Ricelly Rodrigues Medeiros, que integra a coordenação do curso. Ele acrescentou que a semana foi bastante proveitosa com a capacitação que atingiu os objetivos.

A professora Francisca Leal, lotada na da Escola Santo Inácio de Loyola, revelou que já possui experiência com a área de educação popular por desenvolver atividades na Pastoral da Criança e Fórum de Mulheres, mas ficou muito feliz em ter sido convidada para a formação.

“A partir de agora todos nós vamos ser multiplicadores, e particularmente estou à disposição para aprender e partilhar. Já sou educadora popular nos movimentos sociais e hoje tive a felicidade de ser convidada para ser inserida na saúde também”, disse acrescentando que vai multiplicar conhecimentos e aprender no convívio com outras pessoas.

A Agente Comunitária de Saúde, Suzana Leal Costa, avalia que na nova fase de sua vida agora como facilitadora do EDPOPOSUS terá oportunidade a mais para aprender e colaborar para o resgate dos valores e dos saberes populares.

“Hoje em dia a Educação Popular está um pouco esquecida e esse curso veio resgatar e valoriza as raízes, os diversos saberes e acima de tudo nos ensina a respeitar as diversidades”, disse. Ela adiantou que a formação possibilitou aos participantes ter uma visão diferente de comunidade, o que não era percebido antes quando atuava apenas como servidora da saúde.

Único homem da turma, Paulo Gaspar de Sousa, 63 anos, tem 17 anos como Agente Comunitário de Saúde e não escondeu a emoção de participar da capacitação.

“Sempre existe a mão de Deus em nossas vidas e fui contemplado para ter um pouco mais de conhecimento de como lidar com pessoas, para atenuar o sofrimento delas e sei que quando estiver em sala de aula vou ensinar e vou aprender muito”, revelou. Para ele, o aprendizado não tem idade e ser útil para a sociedade é uma alegria que não tem preço.

Curso

O EDPOPSUS será ofertado a partir de abril para oito turmas de Agentes Comunitários de Saúde, sendo a prioridade para os 297 novos profissionais empossados este ano. Iniciativa integra um projeto de extensão da Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, e é ofertado pelo terceiro ano seguido no Municipio de Imperatriz, na atual gestão.

Formação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como departamento executor direto o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPs, e o Governo do Estado.

O curso trabalha temas transversais como diabetes, hipertensão, tuberculose e outros com a valorização dos saberes e as culturas populares.

Saúde