Saúde

BOLETIM

HMI atende cerca 850 pessoas no feriado de carnaval

22% dos pacientes que deram entrada foram politraumatizados, vítimas de acidentes de trânsito ou perfuração por arma de fogo

Publicado em: 27/02/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

HMI atende cerca 850 pessoas no feriado de carnaval

Quem precisou do pronto socorro neste período, pode constatar a movimentação e a complexidade dos atendimentos realizados (Foto: Edmara Silva)

De sexta, 21, até quarta-feira de cinzas, 26, passaram pelo Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, 828 pessoas, 493 de Imperatriz e 363 das cidades vizinhas. Dos pacientes que deram entrada, 638 foram assistidos pela equipe da Clínica Medica, 137 pela equipe da Clinica Cirúrgica e 53 pela equipe da Ortopedia.

Do total atendido, foram feitas 137 internações. 719 pacientes ficaram apenas em observação, foram medicados, avaliados e liberados. O mapa de internação ficou da seguinte forma no feriado: Dia 21 com 176 leitos ocupados; dia 22 foram 176; dia 23 total de 181; dia 24 foram  185; dia 25 com 187 e dia 26 foram 190. Hospital teve ainda 83 altas de pacientes que retornaram às suas casas, curados, após passarem por tratamentos com remédios e/ou cirurgia.

Quem precisou do pronto socorro neste período, pode constatar a movimentação e a complexidade dos atendimentos realizados. De sexta à quarta, 53 cirurgias foram realizadas envolvendo profissionais de diversas especialidades, dentre elas, neurologia, vascular, ortopedia e urologia.

Além disso, foram realizados 745 exames de imagens – 598 raio X, 109 tomografias, 27 ultrassons e 11 ecocardiogramas. 

“Foram dias bastantes intensos dentro do hospital, mas nossa equipe liderada pela Diretora Marilia Carvalho fez um bom trabalho. Os números mostram que a assistência não deixou a desejar. Dos pacientes que passaram pelo HMI neste período só vieram a óbito os que deram entrada em estado crítico, como é o caso de um rapaz que chegou baleado com tiro na cabeça e de outro que deu entrada com crise de apendicite estourada grave. Os demais estão sendo tratados, outros já receberam alta”, ressaltou o secretário de Saúde, Ely Samuel.

O paciente Reginaldo da Silva Santos, morador de Amarante, por exemplo, deu entrada no último dia 20 após sofrer um acidente de moto, passou por cirurgia ortopédica e já aguarda alta, prevista para amanhã, 28.

 

Saúde